(21) 3079-3997   (21) 96711-4331

8 de março, Dia Internacional da Mulher: cuidado é fundamental, conheça os tumores mais comuns no público feminino

Embora a medicina tenha avançado muito e hoje a cura seja uma possibilidade, ouvir um diagnóstico de câncer sempre assusta. Ainda mais com chance de recidiva e sendo a segunda maior causa de morte em mulheres no Brasil, perdendo apenas para problemas cardíacos.

São mortes que, inclusive, poderiam ser evitadas: tabagismo, sedentarismo e má alimentação são fatores que contribuem para o surgimento dos tumores. Diagnóstico precoce também é uma forma de evitá-los, portanto, visite seu médico regularmente e se abasteça de muita informação sobre os tumores mais comuns e como você pode se proteger deles.

MAMA

O câncer de mama é o campeão de popularidade entre as brasileiras e o segundo mais comum no mundo, perdendo apenas para o de pulmão. Diagnóstico tardio está entre as razões de um tumor fatal. Depois dos 40 anos, toda mulher, especialmente as que têm histórico familiar, deve fazer anualmente o Exame Clínico das Mamas. Se sentir algo errado, faz uma mamografia. Dói um pouco, mas não é nada se comparada ao processo da doença.

PULMÃO

Antes raro em mulheres, hoje é o quinto com maior incidência e a causa é o tabagismo. Entre os sintomas, tosses incessantes e pneumonia, mas isso também depende da localização do tumor no órgão.

COLO DE ÚTERO

A prevenção contra um dos tipos de câncer mais frequentes entre brasileiras é simples: vacina contra o Papilomavírus Humano (HPV) e sexo seguro. No início não há sintomas porque o vírus não desenvolveu a doença, por isso o Papanicolau é tão importante. Mas pode acontecer uma alteração celular e evoluir para o câncer. Nesta fase, os sintomas são sangramento vaginal e muita dor no abdômen, fique de olho.

TIREOIDE

A tireoide é uma glândula que controla diversas funções no organismo e o tumor nessa região acontece três vezes mais em mulheres, mas felizmente é menos agressivo. Os nódulos, localizados na parte da frente do pescoço, só são detectados com exame de imagem e um dos sintomas é rouquidão prolongada.

CÓLON E RETO

O câncer colorretal atinge o intestino grosso (cólon) e o reto. Mulheres após os 50 anos têm mais chance de desenvolver esse tumor, mas é curável na maior parte dos casos, se detectado cedo. Uma dieta rica em vegetais, frutas, cereais e peixes ajuda na prevenção. Entre os sintomas estão dores abdominais, prisão de ventre ou diarréia, sangue nas fezes.

Algumas doenças são consequências dos nossos hábitos e esilo de vida. No caso do câncer, mudar a rotina pode impedir um tumor no futuro. Basta evitar o consumo excessivo de álcool e cigarro, praticar atividade física, ter uma alimentação saudável, fazer acompanhamento médico regular e estar sempre atenta ao seu corpo.

Fonte: Medical Site

QUEM SOMOS

Medical Site é uma empresa criada com o objetivo de cuidar da imagem de profissionais de saúde e estabelecimentos médicos de todos os portes na web. São profissionais experientes, com mais de 10 anos de contato com a área médico, que pensam e produzem as ferramentas e o conteúdo gerado pela empresa para seus clientes.

0
Conectando
Um momento...
Enviar mensagem

Desculpe, não estamos online no momento. Por favor, deixe sua mensagem.

* Nome
* Email
Telefone
Assunto
* Como podemos ajudar?
Entrar no chat

Temos um especialista online! Envie sua pergunta.

* Nome
* Email
Telefone
* Como podemos ajudar?
Estamos online!
Feedback

Ajude-nos a melhorar! Deixe seu feedback.

Como foi nosso atendimento?