(21) 3079-3997   (21) 96711-4331

A importância da vitamina D na nossa vida

A vitamina D é essencial em funções relacionadas ao metabolismo osteo-molecular, por isso os primeiros sinais de deficiência são a diminuição de força muscular e espasmos musculares – o que pode causar desequilíbrio e consequentes quedas; enfraquecimento dos ossos e consequentes fraturas. No entanto, são sintomas mais frequentes em crianças e idosos, mais carentes deste nutriente.

Diagnóstico

O exame 25(OH)D vai revelar a deficiência e o quão grave ela é. Feito o diagnóstico, o médico vai avaliar se o paciente precisa de suplemento.

Causas

Além do baixo consumo de alimentos ricos nesta vitamina, há também uma carência de exposição solar e associação com diversas doenças como Insuficiência renal crônica; Lúpus; Doença celíaca; Doença de Chron; Síndrome do intestino curto; Fibrose cística; Insuficiência cardíaca; Pedras na vesícula. Na presença dessas doenças, deve-se fazer um acompanhamento para verificar os níveis de vitamina D no corpo.

Consequências

A falta de vitamina D pode facilitar o aparecimento não apenas de doenças que afetam os ossos, como também de outras tão graves quanto, como diabetes; obesidade; hipertensão arterial; artrite reumatoide e esclerose múltipla. Em crianças, a deficiência leva ao retardo do crescimento e ao raquitismo. Em adultos, pode causar osteomalacia, hiperparatireoidismo secundário e, consequentemente, perda de massa óssea e desenvolvimento de osteopenia e osteoporose.

Fontes de Vitamina D

Pessoas com falta de Vitamina D tendem a desenvolver doenças como diabetes e obesidade. Por isso pode ser importante incluir suplementos na dieta, já que apenas 20% das necessidades desta vitamina são aproveitadas pela alimentação. Mas a principal medida é se expor diariamente ao sol por pelo menos 20 minutos.

Consulte seu médico!

Fonte: Medical Site

 

QUEM SOMOS

Medical Site é uma empresa criada com o objetivo de cuidar da imagem de profissionais de saúde e estabelecimentos médicos de todos os portes na web. São profissionais experientes, com mais de 10 anos de contato com a área médico, que pensam e produzem as ferramentas e o conteúdo gerado pela empresa para seus clientes.

0
Conectando
Um momento...
Enviar mensagem

Desculpe, não estamos online no momento. Por favor, deixe sua mensagem.

* Nome
* Email
Telefone
Assunto
* Como podemos ajudar?
Entrar no chat

Temos um especialista online! Envie sua pergunta.

* Nome
* Email
Telefone
* Como podemos ajudar?
Estamos online!
Feedback

Ajude-nos a melhorar! Deixe seu feedback.

Como foi nosso atendimento?