(21) 3079-3997   (21) 96711-4331

A importância do exame de toque na prevenção do câncer de próstata

A próstata é uma pequena glândula na pélvis, encontrada apenas nos homens. Do tamanho de uma noz, fica entre o pênis e a bexiga, produz um fluido que nutre e transporta o esperma, sendo expelido na ejaculação. Algumas pesquisas afirmam que, de cada seis homens que chegam aos 50 anos, um vai ter câncer de próstata.

É uma doença extremamente confusa porque o sintomas não se dão da mesma forma em todos os casos, às vezes sequer há sintomas. Quando há são caracterizados pela vontade incessante de urinar e dificuldade para isso, além da sensação constante de que a bexiga está sempre cheia. Existem casos de tumores muito agressivos, que se disseminam fácil e rapidamente – estes precisam de radioterapia, cirurgia, terapia hormonal, quimioterapia ou outros tratamentos. E há ainda outros de evolução lenta e longa, com tumores que nunca causaram problemas na vida do indivíduo – para estes recomenda-se a vigilância. Ou seja, é um câncer com uma enorme diversidade de comportamento.

Como a prevalência também é grande, o melhor remédio continua sendo a prevenção. E, nesse contexto, existem medidas que permitem fazer um diagnóstico precoce numa fase em que a doença é altamente curável – a principal delas é o exame de PSA (proteína produzida pela próstata), que vai acusar a presença dessa proteína no sangue.

O PSA normal é baixo, fica entre 1 e 3. Se o PSA tem picos que podem chegar a 12 é um sinal que o quadro pode não ser bom. Acontece que, se a próstata aumenta de volume (hipertrofia prostática), fatalmente o PSA sobe. Mas há também casos de tumores de próstata malignos que crescem sem aumentar o PSA. Por isso é que, para fins de confirmação, examinar a próstata é necessário.

O problema é que, como ela só é acessível por via retal, o exame de toque causa certa resistência. O importante é lembrar que, ainda que desagradável, o exame é estritamente necessário para realizar o diagnóstico precoce e vencer a doença a tempo.

Fonte: Medical Site

QUEM SOMOS

Medical Site é uma empresa criada com o objetivo de cuidar da imagem de profissionais de saúde e estabelecimentos médicos de todos os portes na web. São profissionais experientes, com mais de 10 anos de contato com a área médico, que pensam e produzem as ferramentas e o conteúdo gerado pela empresa para seus clientes.

0
Conectando
Um momento...
Enviar mensagem

Desculpe, não estamos online no momento. Por favor, deixe sua mensagem.

* Nome
* Email
Telefone
Assunto
* Como podemos ajudar?
Entrar no chat

Temos um especialista online! Envie sua pergunta.

* Nome
* Email
Telefone
* Como podemos ajudar?
Estamos online!
Feedback

Ajude-nos a melhorar! Deixe seu feedback.

Como foi nosso atendimento?