(21) 3079-3997   (21) 96711-4331

A interferência da Biotina nos testes de tireoide

A biotina é uma vitamina hidrossolúvel do complexo B, comercializada como vitamina B7, vitamina H e coenzima R em suplementos, geralmente consumidos para fortalecimento dos cabelos e das unhas.

As necessidades diárias da substância giram em torno de 35 mcg- 70 mcg. O grande problema, porém, são as superdoses, que podem chegar até 10 mg. Explica-se: altas composições de biotina podem alterar o resultado de vários exames laboratoriais, inclusive os que avaliam a função da tireóide (TSH, T4, T4 livre e T3), interferindo especialmente em dosagens hormonais.

Neste cenário, os pacientes acabam apresentando diagnósticos compatíveis com hipertiroidismo, ou seja, produção em excesso do hormônio tiroxina, mas sem nenhuma manifestação clínica da doença.

A vitamina interfere no resultado dos exames por alterar a “leitura” dos níveis de hormônio, dependendo do método que o laboratório utiliza. Os resultados podem revelar variações falsamente elevadas ou falsamente baixas, levando a um falso diagnóstico e, por tabela, a um tratamento igualmente inverídico ou desnecessário.

A saída é suspender o uso da biotina  72h antes dos exames de sangue pois além da alteração dos exames tireoidianos ela pode interferir com a dosagem de vários outros exames comuns como dosagem de insulina, B12, Ferritina, hormônios sexuais femininos e masculinos, exames de próstata e até com marcadores de Infarto como Troponina.

É fundamental que os pacientes não esqueçam de mencionar o uso dessa substância na consulta com o médico endocrinologista. Muitos desses compostos não são encarados como medicações, mas, como já vimos, podem interferir nos resultados de testes laboratoriais. Por isso, não deixe de mencionar todas as substâncias das quais faz uso para o seu médico!

Fonte: Medical Site

QUEM SOMOS

Medical Site é uma empresa criada com o objetivo de cuidar da imagem de profissionais de saúde e estabelecimentos médicos de todos os portes na web. São profissionais experientes, com mais de 10 anos de contato com a área médico, que pensam e produzem as ferramentas e o conteúdo gerado pela empresa para seus clientes.

0
Conectando
Um momento...
Enviar mensagem

Desculpe, não estamos online no momento. Por favor, deixe sua mensagem.

* Nome
* Email
Telefone
Assunto
* Como podemos ajudar?
Entrar no chat

Temos um especialista online! Envie sua pergunta.

* Nome
* Email
Telefone
* Como podemos ajudar?
Estamos online!
Feedback

Ajude-nos a melhorar! Deixe seu feedback.

Como foi nosso atendimento?