(21) 3079-3997   (21) 96711-4331

As características do câncer de estômago

Por ano, mais de 20 mil pessoas são diagnosticadas com câncer gástrico no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Homens são os mais afetados e o cantor Mr. Catra foi um deles. A doença o levou à morte no último domingo (09).

Como em quase todos os casos de câncer, há uma predisposição genética para desencadeá-lo. Histórico familiar ou úlceras no estômago são fatores de risco, bem como os fatores comportamentais: fumar, alimentar-se mal e consumir álcool em excesso potencializam o desenvolvimento da doença.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED), os sintomas do câncer gástrico não são específicos, o que leva a confundir com os sinais de uma simples gastrite, especialmente por causa da sensação de dor e queimação na boca do estômago. O ideal é que a pessoa busque o quanto antes um diagnóstico.

A dieta balanceada é uma das principais medidas de prevenção. Entre os alimentos que podem agredir a mucosa estomacal estão as frituras, os embutidos e os que possuem muitos conservantes, que geralmente causam hiperacidez e lesões que podem evoluir para um tumor. Além da alimentação, também é preciso evitar o fumo, moderar o álcool e se submeter a exames periódicos – sendo o mais comum deles a endoscopia digestiva alta.

O estômago

O estômago está localizado na parte superior do abdome e desempenha um papel central na digestão dos alimentos. Os músculos do órgão misturam os alimentos e liberam o suco gástrico que ajuda na digestão.

A parede do estômago é formada pelas seguintes partes:

Mucosa: camada mais interna, onde as enzimas digestivas e o ácido estomacal são produzidos. A maioria dos cânceres começam nesta região.

Submucosa: camada de suporte.

Muscularis Própria: camada espessa de músculo que mistura o conteúdo do estômago.

Serosa e Subserosa: duas camadas exteriores, que revestem o estômago.

As camadas são importantes para definir o estágio da doença e prognóstico do paciente. O tumor se desenvolve a partir da mucosa e quando mais profundo nas camadas, por exemplo, se atingir a serosa, piora o prognóstico.

Fonte: Medical Site

QUEM SOMOS

Medical Site é uma empresa criada com o objetivo de cuidar da imagem de profissionais de saúde e estabelecimentos médicos de todos os portes na web. São profissionais experientes, com mais de 10 anos de contato com a área médico, que pensam e produzem as ferramentas e o conteúdo gerado pela empresa para seus clientes.

0
Conectando
Um momento...
Enviar mensagem

Desculpe, não estamos online no momento. Por favor, deixe sua mensagem.

* Nome
* Email
Telefone
Assunto
* Como podemos ajudar?
Entrar no chat

Temos um especialista online! Envie sua pergunta.

* Nome
* Email
Telefone
* Como podemos ajudar?
Estamos online!
Feedback

Ajude-nos a melhorar! Deixe seu feedback.

Como foi nosso atendimento?