(21) 3079-3997   (21) 96711-4331

Câncer do Colo do útero: prevenção, sintomas e tratamento

Apesar do câncer ser uma das principais causas de mortes no mundo, conforme dados da Organização Mundial da Saúde, quando é diagnosticado precocemente, tem chances de cura e pode ser tratado.

O câncer recebe este nome por representar um conjunto de mais de 100 doenças. Elas apresentam, em comum, o crescimento desordenado de células que acometem órgãos e tecidos, podendo, ainda, se propagarem (metástase) para outras regiões do corpo humano, provocando a formação de tumores ou neoplasias malignas. Um exemplo é o câncer do colo do útero.

O câncer do colo do útero, também conhecido como câncer cervical, é uma patologia caracterizada por atacar a porção inferior do útero, chamada de colo ou cérvix. Ele progride lentamente e atinge, sobretudo, as mulheres acima dos 25 anos, sendo o terceiro tumor mais comum na população feminina. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa para 2018 é de 16.370 de novas ocorrências e o principal responsável pelo surgimento da doença são as infecções causadas por determinados tipos do Papilomavírus Humano – HPV.

Mas, como se prevenir do câncer de colo de útero? Não é tão simples identificar o momento em que um câncer começa a se expandir no colo do útero. Os seus sintomas, geralmente, são os mesmos de tantas outras doenças. O que dificulta bastante para se obter um diagnóstico preciso.

E o que fazer, então? O fato de se iniciar a vida sexual precocemente já é razão de uma atenção especial, assim como ter muitos parceiros ao longo da vida e, claro, praticar o ato sexual sem proteção. Existem, também, outros sinais que merecem cuidados especiais como aparecimento de verrugas genitais, corrimento incomum, dor ou sangramento fora do período menstrual, problemas urinários, perda de peso repentina, dores repentinas nas costas e sensação de pressão no fundo da barriga. E, quando o câncer se encontra numa fase mais avançada, o paciente começa a sentir cansaço excessivo, dor e inchaço nas pernas e sofrer com perdas involuntárias de urina ou de fezes.

Na maioria dos casos, o tratamento do câncer de colo do útero poderá ser realizado através da conização (retirada de uma pequena amostra do útero), da braquiterapia (espécie de radioterapia na região interior do órgão), da histerectomia (remoção do útero), da quimioterapia, radioterapia ou da combinação de um ou mais destes procedimentos.Tudo dependerá do estágio de evolução da doença.

Desse modo, além de ficar alerta aos possíveis sintomas deste tipo de câncer, o mais importante é fazer consultas frequentes a um ginecologista, realizar o exame preventivo de colo uterino (papanicolau) e iniciar o tratamento precoce, caso seja indicado.

Fonte: Medical Site

QUEM SOMOS

Medical Site é uma empresa criada com o objetivo de cuidar da imagem de profissionais de saúde e estabelecimentos médicos de todos os portes na web. São profissionais experientes, com mais de 10 anos de contato com a área médico, que pensam e produzem as ferramentas e o conteúdo gerado pela empresa para seus clientes.

0
Conectando
Um momento...
Enviar mensagem

Desculpe, não estamos online no momento. Por favor, deixe sua mensagem.

* Nome
* Email
Telefone
Assunto
* Como podemos ajudar?
Entrar no chat

Temos um especialista online! Envie sua pergunta.

* Nome
* Email
Telefone
* Como podemos ajudar?
Estamos online!
Feedback

Ajude-nos a melhorar! Deixe seu feedback.

Como foi nosso atendimento?