(21) 3079-3997   (21) 96711-4331

Câncer: quanto mais cedo o diagnóstico, melhor

Nunca é fácil receber um diagnóstico de câncer, mas os oncologistas são enfáticos ao afirmar que, com as doses certas de disciplina, perseverança e otimismo, é possível superar a doença. No primeiro momento é feito um controle do tumor. No segundo, a diminuição; no terceiro, espera-se o desaparecimento e, no último, mas não menos importante, estima-se que ele não volte mais.

É um processo. E, por isso, as chances de cura são maiores quando o diagnóstico é feito no início, mas mesmo nos casos mais graves e avançados, as novas terapias ajudam. Além de todo o aparato tecnológico, o tratamento de câncer envolve uma base fundamental entre equipe médica, paciente e família. E o paciente, especialmente nestes casos, é um ser ativo no processo de cura, que colabora com dieta e exercícios físicos, mantendo bom humor e positividade.

O problema em se ter um diagnóstico precoce é que o câncer normalmente não apresenta sintomas nas fases iniciais. O tumor é um inimigo silencioso e indolor, a princípio. Então não tem jeito, o ideal é se submeter a um check-up pelo menos uma vez por ano. Mudanças de hábito são muito importantes, afinal é preciso se preocupar também com a prevenção. Ou seja, cigarro e bebida alcóolica devm ser evitados, além de alimentação e peso, que também devem estar controlados. E, uma vez que a doença se instala, essas medidas evitam que o tumor volte.

Há alguns exames que ajudam a diagnosticar precocemente um tumor – a tomografia é um deles. Há outro exame, ainda mais sofisticado, o PET CT, que consegue enxergar ainda mais detalhes que a tomografia ou ultrassom.

Existem outros também fundamentais, como o de sangue oculto nas fezes, por exemplo. Acima dos 50 anos é bom fazer este exame todo ano e, se der positivo, é necessário fazer uma colonoscopia. As mulheres ainda precisam se submeter a uma mamomagrafia depois dos 50 anos e ao papanicolau depois dos 25 para sempre averiguar a incidência de tumores.

Fonte: Medical Site

QUEM SOMOS

Medical Site é uma empresa criada com o objetivo de cuidar da imagem de profissionais de saúde e estabelecimentos médicos de todos os portes na web. São profissionais experientes, com mais de 10 anos de contato com a área médico, que pensam e produzem as ferramentas e o conteúdo gerado pela empresa para seus clientes.

0
Conectando
Um momento...
Enviar mensagem

Desculpe, não estamos online no momento. Por favor, deixe sua mensagem.

* Nome
* Email
Telefone
Assunto
* Como podemos ajudar?
Entrar no chat

Temos um especialista online! Envie sua pergunta.

* Nome
* Email
Telefone
* Como podemos ajudar?
Estamos online!
Feedback

Ajude-nos a melhorar! Deixe seu feedback.

Como foi nosso atendimento?