(21) 3079-3997   (21) 96711-4331

“Cara feia para mim é fome!” Será que essa frase faz mesmo sentido?

Provavelmente, ao longo da sua vida, você já ouviu várias vezes a expressão “cara feia para mim é fome”. Mas, será que essa frase faz mesmo sentido? Você já deve ter percebido que, quando passa muitas horas sem comer, acaba ficando mais irritado e nervoso. Isso não é uma coincidência.

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Cambridge descobriu que Isso pode estar relacionado às flutuações do nível de serotonina no cérebro, o que ocorre frequentemente quando estamos estressados ou sem comer por muito tempo. A serotonina atua na comunicação entre os neurônios e é muito importante para regular o nosso comportamento. Sua falta afeta regiões do cérebro responsáveis por controlar o sentimento de raiva.

O principal combustível do nosso cérebro é o açúcar, ou glicose, que é proveniente da comida. Quando estamos há muito tempo sem comer, os níveis de glicose vão caindo no sangue e é isso o que causa essa flutuação nos níveis de serotonina.

Alguns cientistas associam a cara feia de fome a um mecanismo de sobrevivência antigo, que podemos ter herdado de nossos ancestrais. É possível que os indivíduos que ficassem agressivos quando sentiam fome tivessem certa vantagem e, por esse motivo, carreguemos esses genes até hoje. O aumento dessa agressividade e raiva quando sentimos fome, faz com que lutemos por comida.

Então, cara feia pode ser fome sim! Então, se está há muito tempo sem comer e já sentiu os sinais que sugerem uma explosão, evite transtornos, pare e faça um lanche! Mas, atenção, não confunda ansiedade com agressividade. Não use seus sentimentos como justificativa para “meter o pé na jaca”. Programe-se para ter uma dieta saudável, com bastante frutas, legumes e vegetais em intervalos de 3 a 4 horas.

Se precisa de ajuda, consulte o endocrinologista!

Fonte: Medical Site

QUEM SOMOS

Medical Site é uma empresa criada com o objetivo de cuidar da imagem de profissionais de saúde e estabelecimentos médicos de todos os portes na web. São profissionais experientes, com mais de 10 anos de contato com a área médico, que pensam e produzem as ferramentas e o conteúdo gerado pela empresa para seus clientes.

0
Conectando
Um momento...
Enviar mensagem

Desculpe, não estamos online no momento. Por favor, deixe sua mensagem.

* Nome
* Email
Telefone
Assunto
* Como podemos ajudar?
Entrar no chat

Temos um especialista online! Envie sua pergunta.

* Nome
* Email
Telefone
* Como podemos ajudar?
Estamos online!
Feedback

Ajude-nos a melhorar! Deixe seu feedback.

Como foi nosso atendimento?