(21) 3079-3997   (21) 96711-4331

Como lidar com o câncer de mama?

Câncer de mama é a doença que mais acomete as mulheres e a segunda maior causa de morte da população feminina, embora tenha chances de cura de pelo menos 80% quando a doença é detectada no início.

Entre os principais fatores de risco estão a idade, o excesso de peso e histórico familiar e/ou genético. Também estão propensas a desenvolver a doença mulheres que não tiveram filhos ou tiveram depois dos 35 anos, não amamentaram, fizeram reposição hormonal (especialmente com estrogênio e progesterona), menstruaram cedo (antes dos 12 anos) e entraram tarde na menopausa (depois dos 50 anos). Mesmo assim, esses fatores de risco não são definitivos, há mulheres que adoecem sem apresentar nenhum deles.

O primeiro sintoma é o clássico, único e indolor nódulo na mama. Os outros respondem pela alteração no tamanho e na forma dos seios, pela retração da pele ou do mamilo, por gânglios axilares (protuberâncias nas axilas), vermelhidão, edema, dor e presença de líquido nos mamilos.

A mamografia é o exame mais indicado para traçar um diagnóstico porque revela a presença dos nódulos. Mas como a maioria dos nódulos tem características benignas, geralmente pede-se uma biópsia para definir se o tumor é maligno.

O tratamento varia conforme o tipo e a extensão do câncer, podendo ser, inclusive, uma combinação de procedimentos. Os mais indicados são: quimioterapia (medicamentos para matar células malignas), radioterapia, hormonoterapia (bloqueio dos hormônios femininos) e cirurgia (remoção do tumor ou mastectomia, retirada completa da mama).

Independente da presença de um tumor é recomendável visitar o ginecologista regularmente e estar em dia com exames anuais que podem assegurar o estado de saúde da paciente, de maneira geral.

Fonte: Medical Site

QUEM SOMOS

Medical Site é uma empresa criada com o objetivo de cuidar da imagem de profissionais de saúde e estabelecimentos médicos de todos os portes na web. São profissionais experientes, com mais de 10 anos de contato com a área médico, que pensam e produzem as ferramentas e o conteúdo gerado pela empresa para seus clientes.

0
Conectando
Um momento...
Enviar mensagem

Desculpe, não estamos online no momento. Por favor, deixe sua mensagem.

* Nome
* Email
Telefone
Assunto
* Como podemos ajudar?
Entrar no chat

Temos um especialista online! Envie sua pergunta.

* Nome
* Email
Telefone
* Como podemos ajudar?
Estamos online!
Feedback

Ajude-nos a melhorar! Deixe seu feedback.

Como foi nosso atendimento?