(21) 3079-3997   (21) 96711-4331

Como o álcool está relacionado a diversos tipos de câncer?

Pelo menos um terço dos tipos de câncer pode ser evitado e o consumo de bebida alcóolica está relacionado a grande parte dos casos de morte pela doença. O risco aumenta de acordo com o consumo e histórico familiar, piorando o quadro caso combinado com o cigarro. O álcool é citado como fator de risco de vários tumores e essa relação acontece por alguns motivos:

– Causa danos no reparo do DNA.

– Convertido em acetoaldeído pelas bactérias intestinais se torna carcinogênico.

– Causa inflamações e cicatrizes ao fígado, consequentemente também erros no DNA durante a tentativa de recuperar as células.

– Age como solvente, facilitando a entrada de outras substâncias prejudiciais, como as presentes no cigarro – o que explica o aumento do risco na combinação entre álcool e cigarro.

– Pode comprometer a capacidade do corpo absorver folato dos alimentos e baixos níveis de folato aumentam o risco de câncer de mama e colorretal.

– Álcool é calórico e contribui para quebrar a dieta e ganhar peso, o que acaba virando também um fator de risco.

As recomendações da Sociedade Americana de Câncer em relação ao consumo de álcool orientam no máximo duas doses diárias para homens e uma para mulher. Acima disso, pode levar ao desenvolvimnto de sérios problemas de saúde e até sociais.

Alguns estudos relacionam a diminuição do consumo de álcool a uma consequente redução também no risco de doenças cardíacas como forma de prevenção, mas em conjunto com outras ações. Entre elas, dieta balenceada, prática de atividades físicas, além do controle do colesterol e da pressão arterial.

Fonte: Medical Site

QUEM SOMOS

Medical Site é uma empresa criada com o objetivo de cuidar da imagem de profissionais de saúde e estabelecimentos médicos de todos os portes na web. São profissionais experientes, com mais de 10 anos de contato com a área médico, que pensam e produzem as ferramentas e o conteúdo gerado pela empresa para seus clientes.

0
Conectando
Um momento...
Enviar mensagem

Desculpe, não estamos online no momento. Por favor, deixe sua mensagem.

* Nome
* Email
Telefone
Assunto
* Como podemos ajudar?
Entrar no chat

Temos um especialista online! Envie sua pergunta.

* Nome
* Email
Telefone
* Como podemos ajudar?
Estamos online!
Feedback

Ajude-nos a melhorar! Deixe seu feedback.

Como foi nosso atendimento?