(21) 3079-3997   (21) 96711-4331

Como se dá o processo de quimioterapia?

O corpo humano é formado por células saudáveis que crescem, multiplicam-se e morrem de forma programada. Porém, nos casos de câncer, as células se multiplicam e se tornam imortais, espalhando-se rapidamente pelo corpo. A quimioterapia busca interferir no descontrole dessas células doentes, até que o tumor morra.

Como essa multiplicação descontrolada passa por etapas e cada etapa tem uma característica, o paciente toma um coquetel de remédios sem que essa mistura provoque muitos efeitos colaterais. Ainda assim, perda de cabelo, diarréia, vômitos, aftas e queda no sistema imunológico podem estar entre algumas das consequências.

Isso acontece porque os quimioterápicos agem não apenas sobre as células cancerosas, como também sobre outras células que se multiplicam rapidamente, tipo as do intestino e as dos pelos do corpo. Mesmo não sendo mais um tratamento tão agressivo quanto antes, as sessões variam entre uma e quatro semanas para permitir que o corpo se recupere.

A quimioterapia começou nos anos 40 e foi se tornando mais eficiente à medida que novos medicamentos foram sendo descobertos. Portanto, os quimioterápicos não são todos iguais. O que ainda não se sabe, porém, é porque alguns pacientes se curam e outros não.

De qualquer forma, não se engane: apesar dos efeitos colaterais bastante incômodos, mas que nem sempre afetam todo mundo da mesma maneira, a quimioterapia salva vidas.

Tire suas dúvidas com o oncologista!

Fonte: Medical Site

QUEM SOMOS

Medical Site é uma empresa criada com o objetivo de cuidar da imagem de profissionais de saúde e estabelecimentos médicos de todos os portes na web. São profissionais experientes, com mais de 10 anos de contato com a área médico, que pensam e produzem as ferramentas e o conteúdo gerado pela empresa para seus clientes.

0
Conectando
Um momento...
Enviar mensagem

Desculpe, não estamos online no momento. Por favor, deixe sua mensagem.

* Nome
* Email
Telefone
Assunto
* Como podemos ajudar?
Entrar no chat

Temos um especialista online! Envie sua pergunta.

* Nome
* Email
Telefone
* Como podemos ajudar?
Estamos online!
Feedback

Ajude-nos a melhorar! Deixe seu feedback.

Como foi nosso atendimento?