(21) 3079-3997   (21) 96711-4331

Crioterapia para evitar queda de cabelo na quimio

A queda de cabelo no tratamento contra o câncer é um estigma que torna o diagnóstico visível e pode levar o paciente a quadros de depressão e ansiedade, dificultando o processo de cura. Especialmente quando falamos de mulheres.

Acontece que os quimioterápicos agem tanto em células cancerígenas quanto nas saudáveis, principalmente naquelas que se multiplicam rápido – como os folículos capilares. Mas há uma solução! Você já ouviu falar em Crioterapia?

A técnica consiste em resfriar o couro cabeludo durante as sessões de quimioterapia, levando à contração dos vasos sanguíneos (o que também diminui o fluxo), de modo a proteger os folículos capilares. Uma touca recheada com gel térmico atinge temperaturas negativas e é colocada na cabeça do paciente cerca de 30 minutos antes da sessão e até 2 horas depois dela. O resfriamento costuma ser doloroso, mas reduz a quantidade de quimioterápicos que chegam até os bulbos capilares e, por consequência, diminui também a queda de cabelo entre 70% a 100% dos fios.

Porém os médicos ressaltam: não se trata de uma forma de tratamento do câncer. É uma maneira de preservar a autoestima do paciente em um dos momentos mais delicados do processo.

A técnica não tem nenhum efeito colateral. É normal apresentar sensibilidade no couro cabeludo depois que começa o tratamento e até enxaqueca, mas isso só acontece se a pessoa já tem uma predisposição. Vale frisar que a Crioterapia só pode ser feita em clínicas e hospitais especializados, durante a quimioterapia e somente por profissionais responsáveis e acompanhado de uma equipe de enfermagem devidamente treinada.

Além disso, a técnica não é indicada para qualquer paciente de câncer, somente os de mama, intestino, entre outros. Os casos de tumor nas células do sangue, como linfoma e leucemia são proibidos. Pessoas com alergias no couro cabeludo também não podem ser submetidas a este tratamento.

Fonte: Medical Site

QUEM SOMOS

Medical Site é uma empresa criada com o objetivo de cuidar da imagem de profissionais de saúde e estabelecimentos médicos de todos os portes na web. São profissionais experientes, com mais de 10 anos de contato com a área médico, que pensam e produzem as ferramentas e o conteúdo gerado pela empresa para seus clientes.

0
Conectando
Um momento...
Enviar mensagem

Desculpe, não estamos online no momento. Por favor, deixe sua mensagem.

* Nome
* Email
Telefone
Assunto
* Como podemos ajudar?
Entrar no chat

Temos um especialista online! Envie sua pergunta.

* Nome
* Email
Telefone
* Como podemos ajudar?
Estamos online!
Feedback

Ajude-nos a melhorar! Deixe seu feedback.

Como foi nosso atendimento?