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E se você reprogramasse sua mente para emagrecer?

Uma das partes mais difíceis no processo de emagrecimento é começar. E, uma vez começando, manter. Sair de um hábito para outro completamente diferente é, antes de mais nada, uma questão mental. Como assim?

Segundo os psicólogos, o que impulsiona a formação de um costume são os scripts mentais. Nossa cabeça cria uma espécie de arquivo com roteiros que já demonstraram ser eficazes em outras situações. Por exemplo, se eu sei que comer chocolate quando estou triste vai me fazer feliz, comerei sempre que estiver triste de novo.

Então ,quando o assunto é emagrecimento, reprogramar a mente pode ajudar a manter o foco na dieta e nos exercícios, conservando o peso e evitando o temido efeito sanfona – ou simplesmente ter sempre que recomeçar do zero. Mas trocar hábitos ruins por bons exige que a nova rotina seja igualmente prazerosa, assim não será tão difícil e a mudança será real. Saiba como começar:

  1. Acredite em si mesmo: acreditar que é capaz de mudar deixa o cérebro pré-disposto a lutar pela mudança. O contrário também acontece: achar que esta é só mais uma tentativa frustrada deixará o cérebro resignado com a derrota, de forma que ele não lutará pela vitória.
  2. Não se pese todo dia: a balança não diferencia gordura de massa magra, portanto se pesar todo dia só vai gerar ansiedade e ainda desanimar, caso o resultado seja ruim. Suba na balança apenas uma vez por semana.
  3. Tenha um psicólogo: é um profissional que ajuda a entender as razões do processo – a vontade de comer compulsivamente, por exemplo, pode ter motivações emocionais.
  4. Valorize cada conquista: é um estímulo para novas e maiores conquistas, especialmente nos dias em que você falhou em algum ponto. Mas também é importante manter o compromisso de recompensar as falhas.
  5. Não foque apenas na aparência: ninguém muda da noite para o dia, então, é mais importante focar no bem-estar e na sensação de missão cumprida que o exercício e a dieta trazem, que na imagem ainda indesejada no espelho.
  6. Estabeleça metas reais: quanto mais possíveis forem suas metas, maior será seu ciclo de vitória. O contrário também acontece: metas difíceis trarão a sensação constante de fracasso e vontade de desistir.

Lembre-se: a dieta combinada com o exercício trará sensações prazerosas e criará boas memórias. Boas memórias fazem surgir o desejo pela repetição e, depois de um tempo, a repetição torna-se um hábito. Sorte a nossa que os hábitos são decisões conscientes e podem ser mudados, por mais arraigados que sejam.

Fonte: Medical Site

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