(21) 3079-3997   (21) 96711-4331

Há cura para a recidiva de câncer?

Quem já lidou com o doloroso diagnóstico de um câncer, sabe: há um risco de ter que combater o tumor de novo. A medicina ainda não consegue explicar este fenômeno, mas acredita-se que decorra de alterações imunológicas e predisposição genética. A este evento chamamos de “recidiva do câncer”, quando mesmo depois de curada e não importando o período de tempo, a doença volta a se manifestar.

Assim, uma vez que o câncer está de volta, exige uma outra postura do paciente porque essas novas células cancerosas já desenvolveram mecanismos de defesa contra as terapias usadas na primeira vez. Ou seja, estão mais resistentes.

Origem

Geralmente a recidiva acontece a partir de células que foram liberadas pelo antigo tumor, espalharam-se pelo corpo e permaneceram inativas por um tempo até que voltam a crescer. Cada tipo de câncer tem uma característica e, portanto, suas recidivas ocorrem em lugares e formas diferentes, sendo classificadas como locorregional e metástica.

Locorregional: quando o câncer retorna exatamente no mesmo lugar de antes, envolvendo tecidos parecidos com os do primeiro tumor – o que torna as possibilidades de cura mais palpáveis.

Metástica: quando o câncer reaparece em órgãos diferentes e distantes do tumor original – o que acarreta muito mais em controle do que em cura da doença. Mas se for uma recidiva localizada, há chance de cura a longo prazo.

Estratégia de tratamento

O procedimento numa recidiva é basicamente o mesmo realizado na primeira manifestação da doença, considerando fatores como: tipo, tamanho e localização do tumor, além do estado geral de saúde do paciente.

Embora o tratameto seja mais agressivo, se bem trabalhado o psicológico, o paciente deve sempre ter em mente que já conhece o “inimigo”, já lidou com ele uma vez e o venceu.

Fonte: Medical Site

QUEM SOMOS

Medical Site é uma empresa criada com o objetivo de cuidar da imagem de profissionais de saúde e estabelecimentos médicos de todos os portes na web. São profissionais experientes, com mais de 10 anos de contato com a área médico, que pensam e produzem as ferramentas e o conteúdo gerado pela empresa para seus clientes.

0
Conectando
Um momento...
Enviar mensagem

Desculpe, não estamos online no momento. Por favor, deixe sua mensagem.

* Nome
* Email
Telefone
Assunto
* Como podemos ajudar?
Entrar no chat

Temos um especialista online! Envie sua pergunta.

* Nome
* Email
Telefone
* Como podemos ajudar?
Estamos online!
Feedback

Ajude-nos a melhorar! Deixe seu feedback.

Como foi nosso atendimento?