(21) 3079-3997   (21) 96711-4331

Já existe vacina que cure o diabetes?

Há pouco tempo um texto sobre a descoberta de uma vacina curativa para o diabetes circulou pela internet. Nele, afirmava-se que a vacina contra a tuberculose (BCG) levaria a reversão do diabetes tipo 1. De fato, esse estudo existe e está sendo realizado nos Estados Unidos, em Massachussets. O problema é que a pesquisa ainda está em fase inicial e, portanto, ainda não é possível afirmar sobre cura do Diabetes Tipo 1.  Para ser mais exato, na realidade, há pouco tempo o FDA (U.S. Food and Drug Administration) aprovou a fase II da pesquisa, que durará cerca de 5 anos.

Para os pesquisadores, a BCG, reduz os níveis de TNF (ou Fator de Necrose Tumoral), e isso reduziria a quantidade de linfócitos T, células que destroem o pâncreas (orgão responsável pela produção de insulina), causando uma remissão do Diabetes Tipo 1. Mas, ainda que esse fato já estivesse comprovado e que essa vacina já tivesse sido anunciada oficialmente, cairíamos em outro problema: a maior parte dos casos da doença no Brasil é do Diabetes Tipo 2, responsável por 90% dos casos.

É importante ressaltar que, por mais que a vacina contra o diabetes ainda não exista, a evolução tecnológica nas formas de tratamento para a doença é uma realidade. Estão disponíveis diversas tecnologias, como Bombas de Insulina, mais atualmente foi lançado nos EUA o Pâncreas Artificial, que permite que o indivíduo com Diabetes Tipo 1 leve uma vida normal. Além disso, existem diversas outras pesquisas acerca da cura do diabetes em andamento, como o uso células tronco, por exemplo.

O fato é que, como forma de manter a doença controlada, o estilo de vida saudável deve ser adotado. Alimentação balanceada, prática de atividades físicas e utilização de medicamentos específicos de acordo com a recomendação médica são de extrema importância. Faça visitas regulares ao endocrinologista e realize os exames de rotina. Se você possui casos na família ou já é diagnosticado com a doença, sua atenção deve ser redobrada.

Não negligencie a sua saúde!

Fonte: Medical Site

QUEM SOMOS

Medical Site é uma empresa criada com o objetivo de cuidar da imagem de profissionais de saúde e estabelecimentos médicos de todos os portes na web. São profissionais experientes, com mais de 10 anos de contato com a área médico, que pensam e produzem as ferramentas e o conteúdo gerado pela empresa para seus clientes.

0
Conectando
Um momento...
Enviar mensagem

Desculpe, não estamos online no momento. Por favor, deixe sua mensagem.

* Nome
* Email
Telefone
Assunto
* Como podemos ajudar?
Entrar no chat

Temos um especialista online! Envie sua pergunta.

* Nome
* Email
Telefone
* Como podemos ajudar?
Estamos online!
Feedback

Ajude-nos a melhorar! Deixe seu feedback.

Como foi nosso atendimento?