(21) 3079-3997   (21) 96711-4331

Julho amarelo alerta para câncer nos ossos

Tumores ósseos podem aparecer em qualquer parte do corpo, mas são mais comuns nas regiões que abrigam ossos mais longos, como nos braços, pernas, coluna e bacia. O câncer pode surgir no próprio osso ou por metástase, em outro órgão, embora sejam mais comuns em tumores das mamas, do pulmão, da próstata, da tireoide, dos rins e do trato gastrointestinal.

No Brasil o tumor ósseo representa 1% das patologias oncológicas e 10% dos pacientes com câncer apresentam metástase óssea. Neste cenário, o mês de Julho foi escolhido para conscientizar a população sobre a importância de diagnósticos precoces e, consequentemente, um tratamento mais eficaz nesses casos. A campanha do Julho Amarelo alerta sobre os perigos desses tumores e seus sintomas: dor nos ossos, inchaço e sensibilidade na área afetada, ossos quebradiços, fadiga, perda de peso e febre.

Há exames que identificam as metástases de câncer ósseo antes das alterações anatômicas, ou seja, antes que elas fiquem visíveis. A cintilografia óssea e o PET/CT cumprem bem essa função.

A cintilografia óssea apresenta o diagnóstico por imagem em um equipamento especial. É capaz de diagnosticar o funcionamento dos órgãos, fraturas, infecções e distúrbios metabólicos. Já o PET/CT detecta concentrações cancerígenas no órgão por meio de tomografias. Ambos os exames vão avaliar se a doença se disseminou para outros ossos (metástases) e os danos causados no osso atingido.

Fonte: Medical Site

QUEM SOMOS

Medical Site é uma empresa criada com o objetivo de cuidar da imagem de profissionais de saúde e estabelecimentos médicos de todos os portes na web. São profissionais experientes, com mais de 10 anos de contato com a área médico, que pensam e produzem as ferramentas e o conteúdo gerado pela empresa para seus clientes.

0
Conectando
Um momento...
Enviar mensagem

Desculpe, não estamos online no momento. Por favor, deixe sua mensagem.

* Nome
* Email
Telefone
Assunto
* Como podemos ajudar?
Entrar no chat

Temos um especialista online! Envie sua pergunta.

* Nome
* Email
Telefone
* Como podemos ajudar?
Estamos online!
Feedback

Ajude-nos a melhorar! Deixe seu feedback.

Como foi nosso atendimento?