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Juntos contra o colesterol alto!

Na última terça-feira, 8 de agosto, comemoramos o Dia Internacional de Combate ao Colesterol. O colesterol, quando em excesso no nosso organismo, pode ser extremamente prejudicial e uma das principais causas de doenças cardiovasculares, entre elas, infarto e acidente vascular cerebral.

Quando o colesterol está alto, ou seja, em excesso na corrente sanguínea, ele se deposita nas paredes das artérias, o que prejudica a passagem do sangue para os órgãos e tecidos. É ainda mais perigoso quando esse depósito acontece nas artérias coronárias, pois pode ocorrer a angina, famosa dor no peito, e o infarto do miocárdio. Caso ocorra nas artérias cerebrais, pode levar ao acidente vascular cerebral, comumente conhecido como derrame.

As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo, somando mais de 17 milhões de óbitos por ano. O fígado é responsável pela produção de 75% do colesterol presente no sangue, os outros 25% vem da alimentação, por isso a dieta merece especial atenção.

A American Heart Association publicou recentemente um artigo demonstrando que a redução no consumo de gordura saturada e sua substituição por óleos vegetais poliinsaturados, especialmente o ômega 3, reduz o risco de doenças cardiovasculares em 30%, semelhante a redução obtida através de medicamentos para colesterol. Isso porque a troca da gordura saturada pela insaturada, reduz o LDL, uma causa de aterosclerose, ligada à incidência de doenças cardiovasculares.

Para que fique mais claro, exemplos de alimentos ricos em gorduras saturadas que devem ser evitados para prevenção de doenças cardiovasculares são manteiga, banha de porco, gordura da carne, óleo de palma e óleo de coco. Para a American Heart Association, esses alimentos devem ser substituídos, sempre que possível, por óleo de canola, óleo de milho, óleo de soja, óleo de cártamo, óleo de girassol, óleo de amendoim e de nozes. Exemplos de alimentos ricos em  gorduras monoinsaturadas e pobres em saturadas, e que, portanto, também reduzem risco cardiovascular, são amêndoas, castanhas de cajú, avelãs, pistaches, noz-pecã, óleo de oliva, óleo de girassol e de cártamo. Mas, cuidado, o consumo excessivo de gorduras, embora saudáveis, pode levar ao excesso de peso, que também é um fator de risco cardiovascular, ao lado da hipertensão, diabetes, sedentarismo, estresse e tabagismo.

Por isso, é importante manter hábitos saudáveis e uma alimentação balanceada. Também é importante consultar-se com um endocrinologista e realizar exames de rotina. Proteja a sua saúde, vamos lutar contra os altos índices de colesterol!

Fonte: Medical Site

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