(21) 3079-3997   (21) 96711-4331

Linfonodo sentinela – a primeira defesa do organismo contra o câncer

Linfonodos, também chamados de gânglios linfáticos, são pequenos órgãos que atuam na defesa do corpo humano, produzindo anticorpos. Já Linfonodo Sentinela é o primeiro linfonodo a receber células cancerígenas de um tumor depois da metástase (disseminação do câncer para outras partes do corpo).

Essas células chegam ao linfonodo sentinela através da linfa – um fluido transparente formado pelo plasma sanguíneo que circula por todo o corpo depois de ser filtrado pelo linfonodo. É responsável pela eliminação de impurezas que as células produzem durante o metabolismo.

Quando os linfonodos filtram a linfa, podem reter, destruir ou retardar a proliferação de microorganismos prejudiciais ao corpo, como é o caso das células cancerígenas. Para localizar o linfonodo sentinela é preciso realizar uma biópsia do linfonodo e saber se as células do tumor já entraram no sistema linfático. Por isso quanto antes for feito um diagnóstico, melhor para evitar a metástase.

No caso de um lifonodo positivo, é necessário removê-los por cirurgia, a chamada linfadenectomia radical. O procedimento é indicado em casos de câncer de mama ou melanoma, por exemplo. Ainda se testa este procedimento em outros tipos de câncer. O linfonodo sentinela orienta o médico sobre a direção da drenagem linfática do tumor e o estado em que se encontra, sugerindo ou não a retirada dos demais gânglios regionais.

A identificação de um linfonodo positivo pode envolver diversas especialidades médicas como cirurgião oncológico, mastologista, ginecologista, radiologista, entre outros. Consulte-se!

Fonte: Medical Site

QUEM SOMOS

Medical Site é uma empresa criada com o objetivo de cuidar da imagem de profissionais de saúde e estabelecimentos médicos de todos os portes na web. São profissionais experientes, com mais de 10 anos de contato com a área médico, que pensam e produzem as ferramentas e o conteúdo gerado pela empresa para seus clientes.

0
Conectando
Um momento...
Enviar mensagem

Desculpe, não estamos online no momento. Por favor, deixe sua mensagem.

* Nome
* Email
Telefone
Assunto
* Como podemos ajudar?
Entrar no chat

Temos um especialista online! Envie sua pergunta.

* Nome
* Email
Telefone
* Como podemos ajudar?
Estamos online!
Feedback

Ajude-nos a melhorar! Deixe seu feedback.

Como foi nosso atendimento?