(21) 3079-3997   (21) 96711-4331

Novo exame de sangue abre caminhos para diagnóstico de câncer

Em uma situação de câncer, células anormais se multiplicam incontrolavelmente e se espalham pelos tecidos do corpo. Então

antes mesmo dos primeiros sintomas, tumores deixam rastros no sangue e cada um deles (são mais de 100 tipos) deixa vestígios específicos. A boa notícia é que a última descoberta traz um novo exame de sangue, chamado cancerSEEK, capaz de encontrar até oito tipos de câncer. Ou seja, será possível ter um diagnóstico antes dos primeiros sintomas aparecerem.

O teste foi feito com voluntários cuja doença já havia sido diagnosticada e identificou tipo e local do tumor com taxa de acerto de 39% a 96%. Apenas vasculhando o sangue, sem necessidade de exames complementares.

Mas por que haveria necessidade de exames complementares? Para detectar um câncer, a priori, o médico solicita um exame que pesquisa a presença de marcadores tumorais – substâncias presentes no sangue, na urina e nos tecidos que, se aparece em nível alto de concentração, pode indicar a existência de um tumor. Porém, esse nível de concentração também pode se elevar em situaçoes benignas (doenças benignas) e infecção, por exemplo. Por isso é necessário realizar outros exames como, por exemplo, mamografia e colonoscopia, a fim de confirmar a doença.

Assim, o novo exame de sangue revoluciona os métodos de obter o diagnóstico, não apenas porque sozinho consegue fazer a leitura do resultado, como especialmente porque consegue fazer antes. Entre os tipos de tumor testados, os mais comuns foram os de mama, pulmão, ovário, fígado, estômago, pâncreas, esôfago e reto.

No entanto, a precisão do método cai para 40% quando são considerados apenas tumores no primeiro estágio de desenvolvimento, que é justamente quando o diagnóstico seria mais necessário, já que nessa fase o câncer não apresenta sintomas.

De toda forma, é um grande avanço que a comunidade de Oncologia pode comemorar. Os próximos passos envolvem desenvolver versões mais eficientes e baratas do exame.

Enquanto o exame não é popularizado, a aposta ainda são os exames complementares clássicos prescritos pelo médico. Não deixe de fazer!

Fonte: Medical Site

QUEM SOMOS

Medical Site é uma empresa criada com o objetivo de cuidar da imagem de profissionais de saúde e estabelecimentos médicos de todos os portes na web. São profissionais experientes, com mais de 10 anos de contato com a área médico, que pensam e produzem as ferramentas e o conteúdo gerado pela empresa para seus clientes.

0
Conectando
Um momento...
Enviar mensagem

Desculpe, não estamos online no momento. Por favor, deixe sua mensagem.

* Nome
* Email
Telefone
Assunto
* Como podemos ajudar?
Entrar no chat

Temos um especialista online! Envie sua pergunta.

* Nome
* Email
Telefone
* Como podemos ajudar?
Estamos online!
Feedback

Ajude-nos a melhorar! Deixe seu feedback.

Como foi nosso atendimento?