Você já deve estar familiarizado com o termo “Dr. Google”.
Ele é utilizado para designar um hábito crescente nos dias atuais: buscar informações sobre saúde no Google. O lado ruim e perigoso disso, um tanto óbvio, é que muita gente acaba se autodiagnosticando e não procurando os serviços de saúde. Por outro lado, o Google pode ser um importante aliado para médicos(as) que pretendem atrair mais pacientes.
Pesquisas mostram que mais de 90% dos brasileiros buscam informações sobre saúde na internet, seja antes ou depois de consultas e procedimentos. E você, médico(a), pode estar presente como um dos resultados das buscas que mais têm a ver com a sua área de atuação.
Diferenciando as intenções das buscas
Façamos aqui um exercício fictício. Suponhamos que uma mulher de 35 anos está percebendo os seguintes sintomas: perda de peso repentina, aumento de fome e sede.
Dependendo do que ela busca, pode ficar mais claro se a intenção dele é agendar uma consulta ou ter apenas mais informações sobre sua condição de saúde.
Se ela pesquisa por “perda de peso com aumento de fome e sede”, é provável que ela esteja buscando conteúdos que a ajudem a identificar hipóteses sobre sua condição. Se você tem disponibilidade e recursos para manter um blog e/ou uma rede social, pode aparecer nos resultados deste tipo de pesquisa. No entanto, esta é a realidade de uma minoria de médicos(as).
Se ela busca por “endocrinologista em Campinas”, é provável que ela já tenha identificado de alguma forma que o que ela sente podem ser sintomas de diabetes, e portanto ela precisa ir a um especialista.
Neste segundo tipo de busca, que é o que tende a gerar mais pacientes para seu consultório ou clínica, você pode estar presente entre as primeiras posições com um esforço muito menor.
O Google possui um algoritmo cujo objetivo é sempre mostrar os resultados mais relevantes para cada pesquisa.
Como aparecer entre os primeiros resultados?
- Tendo um site profissional, otimizado para ferramentas de busca, que cita textualmente suas especialidades e tratamentos mais comuns;
- Criando e mantendo atualizada uma conta no Google Meu Negócio https://support.google.com/business/answer/9798848?hl=pt-BR;
- Fazendo anúncios de Rede de Pesquisa para termos relacionados à sua área de atuação.
A Medical Site pode te ajudar muito com estes 3 pontos. Fale com nossa equipe.