(21) 3079-3997   (21) 96711-4331

O que câncer tem a ver com obesidade e diabetes?

Já não é fácil lidar com o excesso de peso ou de açúcar no sangue e suas respectivas complicações, a obesidade e o diabetes podem influenciar o surgimento de um tumor – ou vários deles. E essa influência não é nada insignificante, pelo contrário.

Estudos recentes, publicados no periódico The Lancet Diabetes & Endocrinology, afirmam que os dois problemas juntos são responsáveis por 6% de todos os tumores existentes. E também por quase 800 mil novos casos de 12 tipos de cânceres que foram estudados no trabalho, considerando, pelo menos, 175 países.

Oncologistas explicam que o organismo de quem está acima do peso fica naturalmente “inflamado” e, portanto, não funciona com a capacidade que deveria/poderia. Isso vale também para o sistema imunológico que, nessa situação, tem mais dificuldade para diferenciar as células saudáveis das defeituosas criando, assim, um risco de que elas se tornem cancerosas. Já o excesso de glicose no sangue (diabetes) pode estimular o crescimento dessas células tumorais.

Uma questão de gênero

No mesmo estudo, foi observado que mulheres obesas e diabéticas têm quase o dobro de chance de desenvolver tumores em relação a homens na mesma situação. Isso pode ser explicado porque há uma maior produção hormonal, que tanto atinge o endométrio quanto as mamas.

Felizmente, problemas como obesidade e diabetes podem ser controlados com uma mudança no estilo de vida, prática de atividade física e perda de peso com auxílio de uma dieta e acompanhamento médico e psicológico. Por isso, o momento atual é de foco em campanhas de prevenção contra as duas doenças que, como vimos, podem ser promotoras de várias outras.

Fonte: Medical Site

QUEM SOMOS

Medical Site é uma empresa criada com o objetivo de cuidar da imagem de profissionais de saúde e estabelecimentos médicos de todos os portes na web. São profissionais experientes, com mais de 10 anos de contato com a área médico, que pensam e produzem as ferramentas e o conteúdo gerado pela empresa para seus clientes.

0
Conectando
Um momento...
Enviar mensagem

Desculpe, não estamos online no momento. Por favor, deixe sua mensagem.

* Nome
* Email
Telefone
Assunto
* Como podemos ajudar?
Entrar no chat

Temos um especialista online! Envie sua pergunta.

* Nome
* Email
Telefone
* Como podemos ajudar?
Estamos online!
Feedback

Ajude-nos a melhorar! Deixe seu feedback.

Como foi nosso atendimento?