(21) 3079-3997   (21) 96711-4331

O que é Metástase e por que ela assusta tanto?

Em um caso de câncer, quando o tumor se espalha para além do seu local de origem, a isso denominamos metástase. O alastramento das células cancerosas acontece por meio da corrente sanguínea ou dos vasos linfáticos para outras áreas do corpo. Algumas morrem no caminho, outras sobrevivem e se desenvolvem, formando um novo tumor.

O dignóstico nem sempre é fácil porque as metástases raramente são encontradas no início, na verdade, são quase sempre no fim do tratamento do câncer primário. Quando o câncer volta ao mesmo local depois do tratamento, é considerado um caso de recidiva local, mas não se trata de metástase. Já quando o tumor volta em outros órgãos (recindiva sistêmica) aí sim chamamos de metástase. Numa metástase, as células cancerosas que se desprenderam do tumor original acabam sobrevivendo ao tratamento.

Os lugares mais comuns para os quais essas células se deslocam são os ossos, o fígado, o cérebro e os pulmões. Por isso é tão importante ser diagnosticado e tratado cedo. Saiba quais são os sintomas de metástase nesses casos:

Ósseo: Ossos frágeis e doloridos; dores nas costas e no pescoço; dificuldade de urinar; altos níveis de cálcio no sangue.

Fígado: perda de peso e de apetite; náuseas; febre; dor e inchaço abdominal;

irritação e coloração amarela na pele (icterícia).

Cérebro: dor de cabeça; vômitos; visão alterada; falta de equilíbrio;

distúrbios de personalidade; sonolência; convulsões.

Pulmões: falta de ar; sangue no escarro; dores no peito; rouquidão;

frequência de bronquite e pneumonia.

A escolha do tratamento leva em conta a origem, o tamanho e a extensão da metástase. E as opções podem ser: quimioterapia, terapia hormonal (controla a doença usando bloqueadores hormonais), imunoterapia (usa o sistema imunológico para o combate), radioterapia ou cirurgia – feitas de formas isoladas ou combinadas. Uma vez decidido o tratamento, o objetivo a partir daí é conter o crescimento e a propagação do câncer.

Fonte: Medical Site

QUEM SOMOS

Medical Site é uma empresa criada com o objetivo de cuidar da imagem de profissionais de saúde e estabelecimentos médicos de todos os portes na web. São profissionais experientes, com mais de 10 anos de contato com a área médico, que pensam e produzem as ferramentas e o conteúdo gerado pela empresa para seus clientes.

0
Conectando
Um momento...
Enviar mensagem

Desculpe, não estamos online no momento. Por favor, deixe sua mensagem.

* Nome
* Email
Telefone
Assunto
* Como podemos ajudar?
Entrar no chat

Temos um especialista online! Envie sua pergunta.

* Nome
* Email
Telefone
* Como podemos ajudar?
Estamos online!
Feedback

Ajude-nos a melhorar! Deixe seu feedback.

Como foi nosso atendimento?