(21) 3079-3997   (21) 96711-4331

O que está associado à manutenção do peso a longo prazo?

“Mais difícil que perder, é manter”. Você já deve ter ouvido esse testemunho de alguém que está na luta contra a balança. Estima-se que apenas 20% dos indivíduos com obesidade conseguem manter uma perda de peso superior a 10% do peso inicial por 1 ano. Porém mesmo parecendo pouco, se for contínua ou estável, essa média é o suficiente para melhorar o metabolismo. Para a fase de manutenção, algumas definições podem dar um norte:

– Manutenção do peso por pelo menos 2 anos

– Manutenção do peso dentro de 2 kg do peso-meta.

– Manutenção de 5 a 10% da perda de peso inicial.

Um estudo realizado pelo “The National Weight Control Registry” (Registro Nacional de Controle do Peso Americano), com pacientes que emagreceram 33 kg e mantiveram o peso ao longo de 5 anos identificaram fatores e estratégias que eles usaram para atingir essa meta, são elas:

Pesar-se 1 ou 2 vezes por semana

Funciona como vigilância constante sob a alimentação.

Maior duração nas atividades físicas

Aproximadamente 1h por dia. Manter o peso é difícil porque o gasto energético diminui, induzido pelo emagrecimento. O exercício atua para contrabalançar essa redução no gasto calórico.

Manter a dieta do início

Inclusive também nos fins de semana, pelo menos por um bom tempo. Essa atitude é determinante para o sucesso do projeto. Um plano alimentar personalizado, levando em conta as preferências, estilo de vida e aspecto socioeconômico também é importante.

Não pular refeições, especialmente o café da manhã

Adotar este hábito evita que se faça lanches não programados e pouco saudáveis ao longo do dia.

Regular o tempo em frente à TV

Inferior à 10h por semana. E jamais comer enquanto a televisão está ligada naquele programa favorito. Além de induzir ao sedentarismo, é um hábito sabotador de dietas e a explicação é simples: você se distrai e come mais do que devia.

É importante lembrar que o médico deve estar presente em todas as fases desse processo. De preferência, uma equipe multidisciplinar, com endocrinologista, nutricionista e/ou psicólogo para identificar as falhas, ajudar nas dificuldades e eliminar as possibilidades de recaída.

Fonte: Medical Site

QUEM SOMOS

Medical Site é uma empresa criada com o objetivo de cuidar da imagem de profissionais de saúde e estabelecimentos médicos de todos os portes na web. São profissionais experientes, com mais de 10 anos de contato com a área médico, que pensam e produzem as ferramentas e o conteúdo gerado pela empresa para seus clientes.

0
Conectando
Um momento...
Enviar mensagem

Desculpe, não estamos online no momento. Por favor, deixe sua mensagem.

* Nome
* Email
Telefone
Assunto
* Como podemos ajudar?
Entrar no chat

Temos um especialista online! Envie sua pergunta.

* Nome
* Email
Telefone
* Como podemos ajudar?
Estamos online!
Feedback

Ajude-nos a melhorar! Deixe seu feedback.

Como foi nosso atendimento?