(21) 3079-3997   (21) 96711-4331

O que você sabe sobre leucemia?

De todos os cânceres que afetam o sangue, a Leucemia é um dos mais conhecidos. O sangue é formado por três componentes:

– glóbulos vermelhos (hemácias), responsáveis pela oxigenação do organismo.

– glóbulos brancos (leucócitos), que combatem as infecções.

– plaquetas, responsáveis pela coagulação do sangue, evitando hemorragias.

Essas células sanguíneas são envolvidas e desenvolvidas por um tecido líquido-gelatinoso que ocupa o interior dos ossos, popularmente conhecido como “Tutano”, mas cientificamente chamado de medula óssea.

Como são muitas as linhagens de células na medula óssea, não é diferente em uma situação de leucemia. A doença se divide em dois grupos: mieloide (derivada da célula-tronco mieloide) e linfoide (derivada do linfócito). Também pode ser classificada de acordo com a velocidade dessa divisão: aguda, quando a multiplicação é rápida. Crônica, quando essa divisão é lenta. É por isso que, no caso de uma leucemia crônica, o paciente muitas vezes costuma nem apresentar sintomas.

Causa

A leucemia acontece quando os leucócitos perdem sua função de defesa e passam a se reproduzir de maneira descontrolada. Esse fenômeno é uma alteração genética não-hereditária que não tem exatamente uma causa definida.

Fatores de risco

Mesmo sem uma causa exata, há alguns agentes ou situações que podem ajudar a desencadear um câncer como a leucemia. Ainda assim, não é certo que o indivíduo vai de fato adquirir a doença. Saiba quais são eles:

– doenças do sangue em geral

–  doenças genéticas, como Síndrome de Down

– exposição profunda e prolongada a produtos químicos derivados de Benzeno (líquido incolor, volátil e combustível, obtido a partir da hulha e sobretudo do petróleo)

– exposição a radiação ionizante

Sintomas

Há três tipos de sintomas: os causados pela diminuição de glóbulos vermelhos como tonturas, desmaios, cansaços, sonolência, perda de apetite, emagrecimento, queda de cabelo, palidez, dor de cabeça, irritabilidade, fraqueza e palpitação.

Os causados pela diminuição de plaquetas como hemorragia nasal e gengival, hematomas, menstruação excessiva, pintas vermelhas ou azuladas na boca, sangue nas fezes.

E finalmente os causados pela diminuição de glóbulos brancos como febre, língua dolorida, infecções, aftas, suor noturno.

Tratamento

No Brasil, atualmente a leucemia é o 9º câncer mais comum entre os homens e o 11º entre as mulheres. E sim, tem cura. A maioria dos casos envolve transplante de medula óssea, mas também pode envolver tratamento com quimio ou radioterapia.

Fonte: Medical Site

QUEM SOMOS

Medical Site é uma empresa criada com o objetivo de cuidar da imagem de profissionais de saúde e estabelecimentos médicos de todos os portes na web. São profissionais experientes, com mais de 10 anos de contato com a área médico, que pensam e produzem as ferramentas e o conteúdo gerado pela empresa para seus clientes.

0
Conectando
Um momento...
Enviar mensagem

Desculpe, não estamos online no momento. Por favor, deixe sua mensagem.

* Nome
* Email
Telefone
Assunto
* Como podemos ajudar?
Entrar no chat

Temos um especialista online! Envie sua pergunta.

* Nome
* Email
Telefone
* Como podemos ajudar?
Estamos online!
Feedback

Ajude-nos a melhorar! Deixe seu feedback.

Como foi nosso atendimento?