(21) 3079-3997   (21) 96711-4331

Os benefícios da vitamina D

A vitamina D é comumente associada à manutenção da saúde óssea da população. O que muitos não sabem é que essa vitamina está relacionada a diversas outras funções e sistemas do nosso organismo.

Certamente você já deve saber que a vitamina D, um hormônio esteroide lipossolúvel, é essencial para o deselvolvimento e manutenção dos nossos ossos. Isso acontece porque ela é responsável pela regulação do cálcio, estimulando a densidade óssea e favorecendo no crescimento de crianças e adolescentes e na prevenção da osteoporose nos adultos. Inclusive, a suplementação de vitamina D auxilia na redução de quedas e fraturas em indivíduos portadores da osteoporose.

Mas, e suas outras funções? Sabe-se que a vitamina D está, de fato, relacionada ao diabetes. Alguns estudos sugerem que a deficiência da vitamina possa estar associada ao desenvolvimento do diabetes tipo 1 em crianças. Além disso, pacientes obesos e portadores do diabetes tipo 2 frequentemente apresentam deficiência de vitamina D. Uma revisão sistemática de estudos também apontou que quanto menores os níveis de vitamina D no sangue, maiores os riscos de desenvolvimento do diabete mellitus tipo 2. Além disso, a produção de insulina no pâncreas também requer a participação da vitamina.

Outro importante papel da vitamina D está relacionado à gestação. Durante este período de mudanças no corpo feminino, o organismo disponibiliza cálcio para o desenvolvimento dos ossos do feto e a vitamina D ajuda na mediação desse processo. A deficiência da vitamina durante a gestação, segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia, pode acarretar em aumento do risco de baixo peso, prematuridade, alteração do metabolismo ósseo e infecções pulmonares no feto. Já para a mãe, as consequências são o aumento do risco de pré-eclâmpsia e de diabetes gestacional.

Além disso, a deficiência em vitamina D tem sido associada hipertensão, obesidade, doença cardiovascular e câncer. Existem uma série de pesquisas em desenvolvimento que visam comprovar a ligação entre a vitamina D e o tratamento das doenças autoimunes, dentre elas, a esclerose múltipla e artrite reumatoide. Entretanto, vale ressaltar que ainda não existe comprovação acerca da efetividade desse tipo de tratamento.

A principal fonte de produção da vitamina D se dá por meio da exposição solar, claro, com os devidos cuidados em relação a proteção da pele. Apesar de não existirem muitos alimentos com quantidades relevantes de vitamina D, é possível encontra-la nos peixes oleosos, especialmente no atum, salmão e sardinha; gema de ovo; cogumelos; e bife de fígado. Os derivados de leite também são fontes ricas de vitamina D.

Apesar de bastante comum, a suplementação da vitamina não deve ser feita sem orientação e acompanhamento médico. Por isso, faça os exames de rotina e visite o endocrinologista regularmente.

Fonte: Medical Site

QUEM SOMOS

Medical Site é uma empresa criada com o objetivo de cuidar da imagem de profissionais de saúde e estabelecimentos médicos de todos os portes na web. São profissionais experientes, com mais de 10 anos de contato com a área médico, que pensam e produzem as ferramentas e o conteúdo gerado pela empresa para seus clientes.

0
Conectando
Um momento...
Enviar mensagem

Desculpe, não estamos online no momento. Por favor, deixe sua mensagem.

* Nome
* Email
Telefone
Assunto
* Como podemos ajudar?
Entrar no chat

Temos um especialista online! Envie sua pergunta.

* Nome
* Email
Telefone
* Como podemos ajudar?
Estamos online!
Feedback

Ajude-nos a melhorar! Deixe seu feedback.

Como foi nosso atendimento?