(21) 3079-3997   (21) 96711-4331

Osteoporose: como prevenir?

Um dos minerais mais importantes para o nosso organismo é o cálcio, ele é essencial para funções vitais, como batimentos cardíacos e força muscular. Nossa maior fonte de cálcio é o osso – que sofre renovação celular constante. A osteoporose é justamente a falta de renovação e caracteriza-se pela diminuição da massa óssea e pelo desenvolvimento de ossos ocos, finos, frágeis e porosos, sujeitos a fraturas mínimas.

Silenciosa, a osteoporose não apresenta sintomas até sua consequência mais grave, que são as fraturas. É uma condição mais comum em mulheres acima dos 45 anos e progride com o avançar da idade. Acontece que nossos ossos recebem forte influência do estrogênio, um hormônio tipicamente feminino e muito importante na fixação do cálcio. Porém, na menopausa, a produção deste hormônio diminui, de forma que a ossatura se torna mais frágil.

Já nos homens o esqueleto se mantém intacto até os 40 anos porque a testosterona impede o desgaste ósseo. Entre eles, as fraturas só começam depois dos 70. Segundo as últimas estatísticas, a osteoporose atinge um homem para cada quatro mulheres. Mas além delas, indivíduos de raça branca; fumantes; com histórico familiar de fraturas; uso prolongado de corticoides; carência de vitamina D; sedentarismo e predisposição genética compõem grupos, comportamentos e índices de risco.

A prevenção da osteoporose passa por um estilo de vida saudável com alimentação balanceada e rica em cálcio, além de exercícios físicos regulares desde a infância para fortalecer o esqueleto. A exposição frequente ao sol para estimular a produção de vitamina D também é muito importante. O diagnóstico precoce é feito pela medida da densidade óssea, através do exame da Densitometria Óssea, indicado a todas as mulheres a partir de 65 anos e homens com 70 anos ou mais. Para os que estão no grupo de risco, recomenda-se o exame para indivíduos do sexo masculino maiores de 50 anos e mulheres pós menopausa.

No entanto, é importante salientar que, mesmo com todos os cuidados, boa parte dos indivíduos desenvolverá a doença por questões genéticas. A boa notícia é que existem tratamentos eficazes para o problema e o médico é o profissional indicado para conduzi-los de maneira adequada.

Fonte: Medical Site

QUEM SOMOS

Medical Site é uma empresa criada com o objetivo de cuidar da imagem de profissionais de saúde e estabelecimentos médicos de todos os portes na web. São profissionais experientes, com mais de 10 anos de contato com a área médico, que pensam e produzem as ferramentas e o conteúdo gerado pela empresa para seus clientes.

0
Conectando
Um momento...
Enviar mensagem

Desculpe, não estamos online no momento. Por favor, deixe sua mensagem.

* Nome
* Email
Telefone
Assunto
* Como podemos ajudar?
Entrar no chat

Temos um especialista online! Envie sua pergunta.

* Nome
* Email
Telefone
* Como podemos ajudar?
Estamos online!
Feedback

Ajude-nos a melhorar! Deixe seu feedback.

Como foi nosso atendimento?