(21) 3079-3997   (21) 96711-4331

Pesquisa aponta remissão do diabetes tipo 2 em pacientes que se submetem a dieta hipocalórica

No início da semana passada foi publicada em uma das maiores revistas médicas do mundo, o The Lancet, um estudo sobre a remissão do diabetes tipo 2 por meio de dieta hipocalórica e perda de peso.

O estudo teve como objetivo alterar práticas relacionadas ao diabetes, buscando reduzir a necessidade de medicações. Ele estudou a atuação de dietas de baixa caloria, em média 800 kcal por dia, durante três meses, seguido de uma reintrodução calórica progressiva e uma fase de acompanhamento de manutenção de peso perdido. Foram observados indivíduos diabéticos com menos de 6 anos de doença. O objetivo principal era que tivessem uma perda média de 15 kg.

Os resultados encontrados na pesquisa foram bastante animadores. Confira:

  • Embora não tenha sido alcançada a meta de 15kg de perda de peso, a média obtida foi de 10kg.
  • Quase metade do grupo atingiu a remissão do diabetes tipo 2 após um ano de estudo e, quanto maior a perda de peso, maior essa remissão. 86% dos pacientes que perderam mais de 15 kg atingiram a remissão do diabetes tipo 2; entre os que perderam de 10 a 15 kg, 57% atingiu a remissão.
  • Para os indivíduos hipertensos, houve uma redução na necessidade de medicamentos anti-hipertensivos, aqueles utilizados no controle da hipertensão arterial.
  • Infelizmente, cerca de 20% dos pacientes largaram o tratamento no meio do caminho por dificuldade de adesão à dieta, especialmente devido à dificuldade de vida social.

Como já mencionamos recentemente, a indicação da cirurgia metabólica, também chamada de bariátrica, para o tratamento do diabetes tipo 2 foi reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Embora seja uma boa alternativa de tratamento, já que através da cirurgia é mais fácil atingir uma grande perda de peso mantida, em seguida, por uma dieta hipocalórica, nem todos os pacientes podem ou querem passar pela cirurgia.

Nesse sentido, os pesquisadores acreditam que haverá uma maior mobilização dos médicos na prescrição de dietas hipocalóricas para pacientes que foram recentemente diagnosticados com o diabetes tipo 2. Vale lembrar que a perda de peso para estes indivíduos também está relacionada ao controle da doença e da tentativa de evitar a sua progressão ao longo dos anos, já que a causa base do diabetes tipo 2 é o excesso de peso.

Se você foi recentemente diagnosticado com o diabetes ou se tem casos na família, consulte o seu endocrinologista, realize os exames prescritos e saiba mais sobre as formas de controlar e tratar a doença.

Fonte: Medical Site

QUEM SOMOS

Medical Site é uma empresa criada com o objetivo de cuidar da imagem de profissionais de saúde e estabelecimentos médicos de todos os portes na web. São profissionais experientes, com mais de 10 anos de contato com a área médico, que pensam e produzem as ferramentas e o conteúdo gerado pela empresa para seus clientes.

0
Conectando
Um momento...
Enviar mensagem

Desculpe, não estamos online no momento. Por favor, deixe sua mensagem.

* Nome
* Email
Telefone
Assunto
* Como podemos ajudar?
Entrar no chat

Temos um especialista online! Envie sua pergunta.

* Nome
* Email
Telefone
* Como podemos ajudar?
Estamos online!
Feedback

Ajude-nos a melhorar! Deixe seu feedback.

Como foi nosso atendimento?