(21) 3079-3997   (21) 96711-4331

Quando um nódulo na tireoide pode ser maligno?

Um caroço no pescoço pode indicar um nódulo na tireoide. Normalmente benigno, não necessariamente precisa de tratamento, mas é bom que seja avaliado por um médico especialista porque, embora seja raro, 5 a 10% dos casos em adultos e em até 26% em crianças pode ser câncer.

Os nódulos tireoideanos são mais comuns em pessoas idosas, em mulheres, em indivíduos com deficiência de iodo e naqueles com história de exposição à radiação. A confirmação sobre sua periculosidade se dá por meio de exames de ultrassonografia e punção aspirativa com agulha fina (PAAF), ambos solicitados pelo médico. Para um diagnóstico inicial, é comum que o médico faça um exame clínico, apalpando o pescoço a fim de identificar a presença de um nódulo.

Sintomas

É comum que os nódulos na tireoide sejam assintomáticos mas, em alguns casos, pode se manifestar como dor e aumento do volume na região anterior do pescoço, dificuldade para respirar ou engolir, rouquidão persistente ou mudança da voz.

Quando aumenta o risco de ser câncer?

  • Quando há crescimento rápido do nódulo;
  • Nódulo muito firme ou endurecido;
  • Paciente com idade menor que 20 ou maior que 70 anos;
  • Rouquidão ou paralisia das cordas vocais;
  • Histórico familiar;
  • Nódulos maiores que 4 cm;
  • Histórico de radioterapia na região da cabeça e pescoço.

Tratamento

O tratamento para o nódulo na tireoide é uma opção quando a pessoa apresenta sintomas, quando existe risco de câncer.

Uma das opções é a cirurgia, que retira todas as células de câncer, mas também pode ser feita para tratar nódulos benignos se provocarem dificuldade para respirar ou engolir.

Mesmo depois do tratamento – e da cura – é necessário fazer reposição hormonal, bem como priorizar consultas regulares ao médico.

Fonte: Medical Site

QUEM SOMOS

Medical Site é uma empresa criada com o objetivo de cuidar da imagem de profissionais de saúde e estabelecimentos médicos de todos os portes na web. São profissionais experientes, com mais de 10 anos de contato com a área médico, que pensam e produzem as ferramentas e o conteúdo gerado pela empresa para seus clientes.

0
Conectando
Um momento...
Enviar mensagem

Desculpe, não estamos online no momento. Por favor, deixe sua mensagem.

* Nome
* Email
Telefone
Assunto
* Como podemos ajudar?
Entrar no chat

Temos um especialista online! Envie sua pergunta.

* Nome
* Email
Telefone
* Como podemos ajudar?
Estamos online!
Feedback

Ajude-nos a melhorar! Deixe seu feedback.

Como foi nosso atendimento?