Redes Sociais: médicos(as) precisam ter ou não?

Hoje vamos falar sobre as redes sociais para médicos(as). Ter ou não ter um perfil, eis a questão.

Bem, não há dúvida que as redes sociais, sobretudo Instagram, Facebook e Youtube, podem ajudar os(as) médicos(as) a divulgarem seu trabalho, alcançando potenciais pacientes e estreitando os laços com os atuais. Além disso, elas têm capacidade de impactar diretamente na imagem do médico(a), podendo conferir autoridade e credibilidade.

Mas atenção: este impacto também pode ser negativo. Por isso, caso você ainda não utilize estas redes para fins profissionais, tenha em mente antes de começar que, se não for se dedicar a fazer bem feito, é melhor não fazer. 

E o que é bem feito?

  • Atualização periódica: semanalmente, no mínimo (com exceção do Youtube, que pode ser atualizado de forma mais espaçada);
  • Respeito total ao Manual de Ética para Publicidade Médica; 
  • Design razoável nas postagens. Não precisa ser super profissional, já que isso tende a ser fora do alcance da maioria dos(as) médicos(as), porém um mínimo de qualidade nas fotos e nos posts é fundamental;
  • Conteúdo interessante e informativo, que agregue conhecimento e oriente os seus seguidores.

Quer alguns exemplos?

Veja o Instagram da Flavia Addor Dermatologia

Veja o Instagram da Katz Endoimagem

Para uma referência de outro segmento: Instagram da Ocam Contabilidade

Os três exemplos têm algo em comum: respondem as perguntas mais frequentes sobre os seus assuntos de expertise. Isso desenvolve autoridade, informa e engaja o público.

Qual é o seu tom de voz?

Já reparou que as grandes marcas têm trejeitos de comunicação muito particulares? Muitas vezes, esses trejeitos são muito análogos a características humanas. E não é por acaso. 

As marcas investem muito para construírem e consolidarem seus tons de voz. 

A Apple é associada a uma pessoa sábia e antenada, enquanto a Nike é competitiva e desafiadora. 

Trazendo para o nosso caso: qual é o seu tom de voz como médico(a)? Este tom é condizente com o público que você costuma ou deseja atender? Isso vai ajudar você a decidir que tipo de conteúdo postar.

Vamos agora responder de forma completa a pergunta que dá título a este e-mail: 

Você não precisa usar redes sociais para fins profissionais, mas pode colher ótimos frutos caso opte por usar. Se o caminho for esse, tenha certeza de que vai seguir os critérios que listei aqui e seja plenamente coerente com o seu tom de voz. 

Dicas importantes:

  • Coloque links para suas redes sociais em seu site. ]Ainda não tem um site profissional? Então fale com a Medical Site
  • Se você não tem tempo para administrar suas redes, considere terceirizar esta tarefa;
  • Esteja sempre atento aos canais de mensagens de cada rede. É importante ter alguém de sua equipe responsável por esta atividade diariamente, para que seu público não fique sem resposta.

Gostou deste artigo? Então que tal entender um pouco como o Google pode ser um importante aliado para médicos(as). Clique aqui para ler.

Grande abraço,

Time Medical Site

Mais conteúdo para você:

Alguma dúvida?