(21) 3079-3997   (21) 96711-4331

Reposição hormonal é segura?

Quão segura é a reposição hormonal na menopausa, apesar de aliviar os sintomas? Tem de fato relação com câncer? Vamos primeiro entender a menopausa: pode surgir entre os 45 e 55 anos. Considera-se uma mulher em menopausa 12 meses após ter parado de menstruar. Aparece porque a produção dos hormônios ovarianos (estrogênio e progesterona) responsáveis pelos ciclos menstruais e pela fertilidade diminui em larga escala. Ou seja, a menopausa é, na verdade, o fim dos ciclos menstruais.

Os sintomas mais clássicos deste período se apresentam como ondas de calores súbitos, suores noturnos, aumento de peso e irritabilidade. Outros sinais envolvem pele e cabelos ressecados, irritabilidade, disfunção sexual, fadiga, insônia, perda óssea e secura vaginal. Essa fase costuma durar pelo menos 3 anos, mas o problema é que, com o tempo, as mulheres também começam a perder o cálcio dos ossos, além de se tornarem mais sujeitas a doenças cardiovasculares. Então, para combater esse processo, a ciência começou a produzir e administrar substâncias que imitam fielmente a ação dos hormônios ausentes – é a chamada reposição hormonal.

A maior parte dos médicos concorda que há mais benefícios que malefícios no tratamento, desde que seja individualizado e personalizado, feito com acompanhamento médico e sem contraindicações. Entre as principais vantagens da reposição estão o alívio dos sintomas, a manutenção da nutrição dos tecidos vaginais, a preservação do osso e da pele, e o bem-estar geral – especialmente da sexualidade.

Contra-indicações absolutas à terapia de reposição hormonal são para mulheres que já tiveram câncer de mama, câncer de endométrio, tromboembolismo agudo, problema hepático agudo e/ ou grave, problema cardíaco grave, sangramento uterino sem causa diagnosticada.

A duração do tratamento depende das metas combinadas com a paciente, levando sempre em conta sua individualidade. A orientação primordial, no entanto, é para que as mulheres adotem um estilo de vida mais saudável, com alimentação rica em cálcio e pobre em gorduras, além de atividade física regular.

Fonte: Medical Site

QUEM SOMOS

Medical Site é uma empresa criada com o objetivo de cuidar da imagem de profissionais de saúde e estabelecimentos médicos de todos os portes na web. São profissionais experientes, com mais de 10 anos de contato com a área médico, que pensam e produzem as ferramentas e o conteúdo gerado pela empresa para seus clientes.

0
Conectando
Um momento...
Enviar mensagem

Desculpe, não estamos online no momento. Por favor, deixe sua mensagem.

* Nome
* Email
Telefone
Assunto
* Como podemos ajudar?
Entrar no chat

Temos um especialista online! Envie sua pergunta.

* Nome
* Email
Telefone
* Como podemos ajudar?
Estamos online!
Feedback

Ajude-nos a melhorar! Deixe seu feedback.

Como foi nosso atendimento?