(21) 3079-3997   (21) 96711-4331

Restrição de glúten pode aumentar o risco de diabetes tipo 2

“Contém Glúten”. Com certeza você já deve ter lido essa frase em rótulos de massas como o pão, macarrão, bolo, cereais e bolachas, mas o glúten não é um carboidrato e sim uma proteína encontrada naturalmente em grãos de trigo, espelta, cevada e centeio.

O glúten tem a função de deixar a massa mais macia e elástica para ser trabalhada e consumida, ao mesmo tempo também resistente para não arrebentar quando esticada. Além disso, é o glúten o responsável por não deixar o gás carbônico formado durante a fermentação escapar, fazendo a massa crescer.

Mas, de onde surgiu essa história de que engorda ou de que desenvolve obesidade? Ora, se o glúten está presente nas principais fontes de carboidrato, o que engorda é o carboidrato, não tem a ver com a proteína. Se você não é celíaco – cujo intestino não aceita a substância porque desencadeia uma reação no sistema imunológico, causando cólicas, gases, diarréias –, ou se não tem algum tipo de intolerância ao glúten, então, restringi-lo não passa de modismo.

Uma das explicações usadas para banir o glúten da dieta surgiu a partir do cardiologista americano William Davis, autor do bestseller Barriga de Trigo: o médico diz que a proteína sofreu algumas modificações maléficas a partir da década de 60, de modo a aumentar os casos de diabetes, pressão alta e obesidade. Porém não há nenhuma evidência científica quanto a isso.

O problema é que restringir o consumo de glúten pode ter efeitos colaterais como, por exemplo, uma propensão maior ao desenvolvimento do diabetes tipo 2, segundo estudos da Universidade de Havard. Isso porque, ao eliminar o glúten da dieta, o indivíduo acaba consumido alimentos com menos fibras e pouco nutritivos.

Por isso, a dieta sem glúten não é recomendada para quem não problemas com o nutriente. Antes de aderir a qualquer tipo de dieta, você deve consultar o seu endocrinologista, ele fará um mapeamento do seu organismo e indicará a dieta apropriada para você.

Fonte: Medical Site

QUEM SOMOS

Medical Site é uma empresa criada com o objetivo de cuidar da imagem de profissionais de saúde e estabelecimentos médicos de todos os portes na web. São profissionais experientes, com mais de 10 anos de contato com a área médico, que pensam e produzem as ferramentas e o conteúdo gerado pela empresa para seus clientes.

0
Conectando
Um momento...
Enviar mensagem

Desculpe, não estamos online no momento. Por favor, deixe sua mensagem.

* Nome
* Email
Telefone
Assunto
* Como podemos ajudar?
Entrar no chat

Temos um especialista online! Envie sua pergunta.

* Nome
* Email
Telefone
* Como podemos ajudar?
Estamos online!
Feedback

Ajude-nos a melhorar! Deixe seu feedback.

Como foi nosso atendimento?