(21) 3079-3997   (21) 96711-4331

Retinoblastoma, o tumor ocular infantil

O retinoblastoma é o tumor ocular mais comum na infância, mesmo sendo muito raro. Somente 400 crianças brasileiras são diagnosticadas por ano, até os cinco anos de idade – o que torna este tipo de câncer menos conhecido. A consequência é que o diagnóstico acaba sendo tardio e comprometendo drasticamente as chances de cura – que podem chegar a 90% diante de um diagnóstico precoce, preservando não apenas o olho, como a vida da criança.

Mas qual é o gatilho que pode fazer os pais desconfiarem de que há algo errado?

O principal sintoma é a leucocoria, cujo reflexo branco na pupila é conhecido como “olho de gato”. Essa mancha esbranquiçada significa que uma luminosidade está incidindo sobre a superfície do tumor, impedindo a passagem de luz. Sem a passagem de luz, as vias óticas não se comunicam com o cérebro, não se desenvolvem e atrofiam. Este sintoma pode ser percebido quando a pupila fica branca no contato com a luz artificial ou com o flash de uma câmera fotográfica, por exemplo. Em olhos normais a pupila ficaria vermelha.

Outras manifestações da doença são a visão embaçada, vermelhidão, olho preguiçoso, estrabismo, movimentos involuntários e deformação do globo ocular.  Fazer o teste do olhinho na criança desde o nascimento até os 5 anos também é um método preventivo, já que esta é a faixa etária mais atingida. Quase 40% dos casos são hereditários, podendo evoluir para um quadro bilateral e afetar os dois olhos.

Os tratamentos dependem do estágio da doença e incluem quimioterapia, radioterapia e terapia a laser, mas 72% dos casos foram salvos com quimioterapia intra-arterial. Trata-se de levar o medicamento diretamente ao olho, amenizando os efeitos colaterais e trazendo melhores resultados. A técnica consiste em injetar o quimioterápico diretamente na artéria que nutre os olhos. A medicação, então, é infundida por dentro dessa artéria, de forma que é possível administrá-la em doses muito menores e precisas, preservando um olho que talvez precisasse ser removido.

Fonte: Medical Site

QUEM SOMOS

Medical Site é uma empresa criada com o objetivo de cuidar da imagem de profissionais de saúde e estabelecimentos médicos de todos os portes na web. São profissionais experientes, com mais de 10 anos de contato com a área médico, que pensam e produzem as ferramentas e o conteúdo gerado pela empresa para seus clientes.

0
Conectando
Um momento...
Enviar mensagem

Desculpe, não estamos online no momento. Por favor, deixe sua mensagem.

* Nome
* Email
Telefone
Assunto
* Como podemos ajudar?
Entrar no chat

Temos um especialista online! Envie sua pergunta.

* Nome
* Email
Telefone
* Como podemos ajudar?
Estamos online!
Feedback

Ajude-nos a melhorar! Deixe seu feedback.

Como foi nosso atendimento?