(21) 3079-3997   (21) 96711-4331

Saiba como lidar com a doença do fígado gorduroso

Mais conhecida como a doença do fígado gorduroso, a Esteatose Hepática é frequentemente descoberta em exames de imagem abdominal de rotina. Mas o que exatamente é um fígado gorduroso? Trata-se de um distúrbio que se caracteriza pelo acúmulo de gordura no interior das células do fígado. Este acúmulo pode provocar uma inflamação e evoluir para quadros mais graves da doença, como hepatite gordurosa, cirrose hepática e até câncer.

Então, este é o primeiro receio sobre essa condição: seu desenvolvimento para doença terminal. É uma reação em cadeia: fígado gorduroso e inflamado pode levar à formação de cicatrizes e a uma insuficiência hepática. Mais comum nas mulheres, mas cada dia também mais disseminada, a doença hepática gordurosa atinge 10-24 % da população.

Pode ser classificada em Alcóolica e não alcóolica, diferenciando-se pela quantidade no consumo de álcool. Sobrepeso, obesidade, diabetes, dislipidemia, aumento de circunferência abdominal  (maior que 102 cm em homens e 88 cm em mulheres) e sedentarismo são alguns dos fatores de risco para  esteato-hepatite não alcoólica.

Os sintomas geralmente aparecem quando surgem as complicações da doença. Num primeiro momento a doença é assintomática, mas em alguns casos pode existir cansaço , fraqueza, dor e aumento do fígado. Nos estágios mais avançados são ascite, encefalopatia e confusão mental, hemorragias, queda no número de plaquetas, aranhas vasculares, icterícia.

A perda de peso ajuda muito nos casos de fígado gorduroso. Evitar bebidas alcoólicas e manter um estilo de vida saudável com alimentação regrada e prática de exercícios físicos regulares faz parte do tratamento, além é claro do acompanhamento com Endocrinologista e/ ou Hepatologista que vai indicar o melhor medicamento pra cada caso.

Fonte: Medical Site

QUEM SOMOS

Medical Site é uma empresa criada com o objetivo de cuidar da imagem de profissionais de saúde e estabelecimentos médicos de todos os portes na web. São profissionais experientes, com mais de 10 anos de contato com a área médico, que pensam e produzem as ferramentas e o conteúdo gerado pela empresa para seus clientes.

0
Conectando
Um momento...
Enviar mensagem

Desculpe, não estamos online no momento. Por favor, deixe sua mensagem.

* Nome
* Email
Telefone
Assunto
* Como podemos ajudar?
Entrar no chat

Temos um especialista online! Envie sua pergunta.

* Nome
* Email
Telefone
* Como podemos ajudar?
Estamos online!
Feedback

Ajude-nos a melhorar! Deixe seu feedback.

Como foi nosso atendimento?