Quando um paciente quer agendar uma consulta ou tirar uma dúvida com você ou sua equipe, de quais canais ele dispõe?
Em um passado recente, o telefone era praticamente soberano como meio de atendimento e agendamento em clínicas e consultórios.
O atual estágio de transformação digital vem alterando este cenário. As pessoas estão se acostumando a utilizar canais digitais para as mais variadas atividades, desde pedir uma pizza até comprar um automóvel. Não seria diferente com os serviços de saúde.
Principais canais de marcação de consultas no Brasil (em % de clínicas que utilizam)
Fonte: Doctoralia e TuoTempo
Você sabia que 84% dos 165 milhões de usuários de WhatsApp no Brasil utilizam a plataforma diariamente?
Se você utiliza apenas o telefone do consultório como canal de atendimento, corre dois grandes riscos: atender menos pacientes do que tem potencial ou criar um obstáculo para uma parte de seus pacientes.
Pense nos seus principais prestadores de serviço atualmente: bancos, seguradoras, operadoras de telefonia, academias, restaurantes, companhias aéreas etc.
É muito provável que eles disponham de múltiplos canais de atendimento. Além do bom e velho telefone, WhatsApp, chat, e-mail, chatbot, dentre outros. Atender em vários canais pode ser trabalhoso, mas é primordial para a satisfação de clientes e potenciais clientes.
Para nossa sorte, no caso de consultórios e clínicas, ter dois ou três canais tende a ser o suficiente. Além do telefone, WhatsApp e e-mail estão entre os mais utilizados, além do site profissional .
Fazendo o seu site com a Medical Site, você tem integração com o WhatsApp da clínica, permitindo que seus pacientes agendem consulta e tirem dúvidas por este canal.
Utilizar e-mail como canal de atendimento do consultório ou da clínica é opcional, mas é especialmente importante para quem lida com pacientes com rotinas intensas de trabalho, já que este público utiliza muito esta ferramenta no dia a dia.