(21) 3079-3997   (21) 96711-4331

Setembro Dourado: conscientização sobre o câncer infanto-juvenil

Setembro é também o mês usado para chamar atenção aos índices de suicídio no país por meio de uma campanha de prevenção. Mas também é a data escolhida para representar a conscientização sobre o câncer infanto-juvenil (crianças e adolescentes entre 0 e 19 anos). O setembro dourado é um alerta à sociedade em geral para os sintomas deste tipo de câncer, contribuindo para o diagnóstico precoce da doença e, assim, adquirindo chances de cura em até 80%.

O câncer infanto-juvenil engloba um conjunto de doenças mais agressivas, com curtos períodos de latência e que se proliferam rapidamente. Por isso a urgência em chamar atenção para os principais sintomas: palidez; dor óssea; hematomas, caroços, inchaços ou sangramentos pelo corpo; perda de peso sem causa aparente; febre e sudorese noturna; tosse persistente ou falta de ar; alterações oculares (reflexo branco na pupila, estrabismo, perda visual, hematomas); dores de cabeça contínuas; vômitos; dores nos membros etc. O surgimento de um ou mais desses sintomas não revela exatamente um diagnóstico de câncer, mas deve ser investigado o quanto antes.

No Brasil, as neoplasias são a segunda causa de morte em crianças e adolescentes (de 1 a 19 anos), sendo a leucemia a mais frequente delas na maioria das populações (25% a 35%), de acordo com a estimativa do INCA e do Ministério da Saúde de 2016.

Os tumores do sistema nervoso central ocorrem principalmente em crianças menores de 15 anos e os tumores embrionários (retinoblastoma, neuroblastoma, tumor de Wilms) são responsáveis por cerca de 20% de todos os tumores infanto-juvenis.

Receber um diagnóstico de câncer sendo tão jovem é extremamente difícil, inclusive para os pais. Mas hoje é possível falar de cura: se diagnosticados precocemente, aproximadamente 70% das crianças e adolescentes com câncer podem ser curados e ao mesmo tempo conservar uma boa qualidade de vida.

Fonte: Medical Site

QUEM SOMOS

Medical Site é uma empresa criada com o objetivo de cuidar da imagem de profissionais de saúde e estabelecimentos médicos de todos os portes na web. São profissionais experientes, com mais de 10 anos de contato com a área médico, que pensam e produzem as ferramentas e o conteúdo gerado pela empresa para seus clientes.

0
Conectando
Um momento...
Enviar mensagem

Desculpe, não estamos online no momento. Por favor, deixe sua mensagem.

* Nome
* Email
Telefone
Assunto
* Como podemos ajudar?
Entrar no chat

Temos um especialista online! Envie sua pergunta.

* Nome
* Email
Telefone
* Como podemos ajudar?
Estamos online!
Feedback

Ajude-nos a melhorar! Deixe seu feedback.

Como foi nosso atendimento?