(21) 3079-3997   (21) 96711-4331

Tudo que você precisa saber sobre Colesterol

O que é?

O colesterol alto é a maior causa tratável de aterosclerose (formação de placa de gordura nas artérias) que, por sua vez, é o principal responsável por doenças cardiovasculares (Infarto e AVC). As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo.

O colesterol no sangue circula ligado a lipoproteínas chamadas de HDL (colesterol bom) e LDL (colesterol ruim). O excesso de LDL é que é associado a doenças cardiovasculares. Já o excesso do colesterol bom HDL protege contra essas doenças. Por isso quando medimos o colesterol no sangue, precisamos saber o quanto se deve ao colesterol bom e ao ruim

Cerca de 70% do colesterol no sangue vem do fígado e apenas 30% da alimentação. Uma das funções do fígado é remover o colesterol produzido pelo organismo, portanto, a quantidade de colesterol no sangue depende da capacidade desse fígado em removê-lo e isso varia de pessoa pra pessoa.

O colesterol faz parte da estrutura das células corporais, como do cérebro, nervos, intestinos,  músculos, pele, fígado e coração. É importante pra formação de hormônios, vitamina D  e até ácidos biliares que constituem a bile e ajuda na digestão de gorduras ingeridas na alimentação. O problema é quando os seus níveis passam dos níveis normais.

As principais causas de colesterol alto incluem, além de fatores genéticos, a alimentação rica em gorduras saturadas. Além disso, a Obesidade, a Diabetes Tipo 2, a Hipertensão e o Sedentarismo também são fatores que contribuem pro aumento do colesterol, levando ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares e até à morte. Pra evitar isso é importante ter um estilo de vida saudável, com alimentação rica em fibras, legumes, verduras e frutas.

Também é importante a prática de atividades físicas e o uso de medicamentos pra pacientes que não conseguem esse controle somente com dieta e exercício, buscando a redução de risco cardiovascular.

As estatinas são os medicamentos mais importantes no controle do colesterol. O tratamento adequado reduz a mortalidade. A cada 40 mg/dl de redução de LDL a mortalidade por infarto reduz em 20% . Portanto, quanto mais alto o colesterol, mais importante o tratamento.

Em um estudo chamado “Júpiter”, a Rosuvastatina (medicamento utilizado pra redução de colesterol) chegou a reduzir em 47 % o risco de Infarto, AVC ou Mortes por causas Cardiovasculares

Em relação ao colesterol, não fique na dúvida! Procure seu Endocrinologista!

QUEM SOMOS

Medical Site é uma empresa criada com o objetivo de cuidar da imagem de profissionais de saúde e estabelecimentos médicos de todos os portes na web. São profissionais experientes, com mais de 10 anos de contato com a área médico, que pensam e produzem as ferramentas e o conteúdo gerado pela empresa para seus clientes.

0
Conectando
Um momento...
Enviar mensagem

Desculpe, não estamos online no momento. Por favor, deixe sua mensagem.

* Nome
* Email
Telefone
Assunto
* Como podemos ajudar?
Entrar no chat

Temos um especialista online! Envie sua pergunta.

* Nome
* Email
Telefone
* Como podemos ajudar?
Estamos online!
Feedback

Ajude-nos a melhorar! Deixe seu feedback.

Como foi nosso atendimento?