(21) 3079-3997   (21) 96711-4331

Vamos falar sobre a osteoporose?

A osteoporose é uma doença silenciosa e que pode trazer consequências sérias. É caracterizada pela redução da densidade dos ossos que se tornam mais porosos e frágeis, aumentando o risco de fraturas. As fraturas acarretam alta morbidade e maior risco de mortalidade, em função sobretudo de complicações relacionadas à fratura de quadril. Após 1 ano de uma fratura de quadril, a mortalidade é 20% maior do que a esperada, 40% dos sobreviventes passam a deambular somente com ajuda e 80% ficam impossibilitados de realizar pelo menos 1 atividade de vida diária de modo independente. Fraturas vertebrais causam redução da estatura, dores crônicas, aumento de risco de queda e comprometimento da qualidade de vida.

Estima-se que, no Brasil, cerca de dez milhões de brasileiros sofram com osteoporose. No mundo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) revelou que de 13% a 18% das mulheres e 3% a 6% dos homens acima de 50 anos sofrem com a doença.

O desenvolvimento da osteoporose está relacionado a fatores de risco como menopausa, envelhecimento, hereditariedade, baixo peso, dieta pobre em cálcio, fumo e álcool em excesso, sedentarismo, imobilização prolongada, medicamentos como corticóides por longo  período de tempo.

A prevenção é fundamental. Alimentação rica em cálcio, atividade física regular e hábitos saudáveis ao longo da vida são formas de se prevenir dessa doença silenciosa.

O diagnóstico da osteoporose, é feito por meio do exame de densitometria óssea.

Depois de diagnosticada, o tratamento para a osteoporose tem objetivo de prevenir a perda óssea e reduzir o risco de fraturas. As medidas devem incluir :

  • consumo adequado de cálcio, cuja principal fonte são leite e derivados;
  • suplementação de cálcio, vitamina D e uso de medicamentos pra melhorar a densidade mineral óssea;
  • exposição solar;
  • atividade física regular;
  • parar de fumar;
  • evitar consumo excessivo de cafeína e álcool;
  • prevenir quedas e melhorar segurança em casa com uso de calçados adequados, corrimão, carpetes antiderrapantes, iluminação adequada, bem como verificar e corrigir distúrbios visuais e auditivos caso necessário.

    Fique atento à sua saúde e, se você se enquadra nos fatos de risco desta doença, procure seu endocrinologista. Ele poderá diagnosticar e indicar o tratamento ideal para o seu caso. 

Fonte: Medical Site

QUEM SOMOS

Medical Site é uma empresa criada com o objetivo de cuidar da imagem de profissionais de saúde e estabelecimentos médicos de todos os portes na web. São profissionais experientes, com mais de 10 anos de contato com a área médico, que pensam e produzem as ferramentas e o conteúdo gerado pela empresa para seus clientes.

0
Conectando
Um momento...
Enviar mensagem

Desculpe, não estamos online no momento. Por favor, deixe sua mensagem.

* Nome
* Email
Telefone
Assunto
* Como podemos ajudar?
Entrar no chat

Temos um especialista online! Envie sua pergunta.

* Nome
* Email
Telefone
* Como podemos ajudar?
Estamos online!
Feedback

Ajude-nos a melhorar! Deixe seu feedback.

Como foi nosso atendimento?