(21) 3079-3997   (21) 96711-4331

Vamos falar sobre os suplementos termogênicos?

Os termogênicos são suplementos alimentares que têm a função de acelerar o metabolismo (o ritmo de funcionamento das células do corpo) e produzir um maior gasto energético no organismo. Levam esse nome devido a uma de suas características, que é a geração de calor nos tecidos do organismo.

O princípio ativo mais comum nesse tipo de produto é a cafeína e seu principal efeito é potencializar o efeito da adrenalina e da noradrenalina, hormônios responsáveis por regular a termogênese, ou produção de calor nos tecidos. Em geral, essas substâncias estimulam o sistema nervoso central, o que leva a uma maior aceleração cardíaca, broncodilatação e glicogenólise, proporcionando o estado de alerta e, assim, aquele gás todo para fazer as atividades físicas e também do dia-a-dia.

Em doses elevadas, a cafeína pode afetar o coração e causar um aumento da pressão arterial, arritmias cardíacas, acidente vascular cerebral (AVC), etc. O aumento de casos emergenciais de jovens que ingerem os termogênicos em doses abusivas é alarmante.

Isso porque os termogênicos são muito encontrados em lojas de materiais e suplementação esportivas, geralmente em forma de cápsulas, e são vendidos sem muitas restrições. A indicação de amigos e as dicas vindas dos fóruns da internet muitas vezes estimulam a ingestão dessas substâncias de forma desregrada e irresponsável.

Como possuem efeitos colaterais, não são todas as pessoas que podem fazer uso termogênicos. Indivíduos que sofrem de hipertensão, problemas cardíacos, intestinais, úlceras, disfunções na tireoide ou insônia são alguns deles. Também vale ressaltar que não existe qualquer indicação do uso de cafeína como tratamento para obesidade

Em doses moderadas, a cafeína pode ser benéfica mas não existe qualquer evidência científica em relação ao uso de doses elevadas (≥ 9 mg/kg) já que os efeitos colaterais dessas doses podem ser maiores que os benefícios.

Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), são efeitos colaterais do uso da cafeína:

  • Aumento do risco de palpitações e arritmias cardíacas grave.
  • Aumento da vasoconstrição das artérias, inclusive nas artérias do coração que, em indivíduos suscetíveis, pode levar ao aumento do risco de infarto cardíaco. Também pode provocar aumento da pressão arterial, mesmo naqueles indivíduos com pressão arterial prévia normal.
  • Aumento da produção de ácidos do estômago, piorando gastrite e propiciando a formação úlceras.
  • Transtornos psiquiátricos, agitação, irritabilidade, ansiedade.
  • Redução e piora da qualidade do sono.
  • Se intoxicação aguda: náuseas, vômitos, crises convulsivas e edema cerebral, com risco de morte
  • Risco de abuso (quando há uma necessidade incontrolável de consumir cafeína) e dependência (quando aparecem mecanismos de tolerância ou sinais de abstinência na ausência da substância).

Por isso, jamais faça o uso dessas substâncias de forma irresponsável. Como você pôde perceber, não são todos os indivíduos que podem fazer uso desse tipo de substância e você pode estar no grupo de risco e nem mesmo saber.

Seja o seu objetivo qual for, emagrecer, ganhar massa muscular, força, etc, existem diversas formas dele ser alcançado. Agende uma consulta com o médico endocrinologista e converse sobre o assunto. Ele poderá auxiliá-lo de acordo com o seu caso!

Fonte: Medical Site

QUEM SOMOS

Medical Site é uma empresa criada com o objetivo de cuidar da imagem de profissionais de saúde e estabelecimentos médicos de todos os portes na web. São profissionais experientes, com mais de 10 anos de contato com a área médico, que pensam e produzem as ferramentas e o conteúdo gerado pela empresa para seus clientes.

0
Conectando
Um momento...
Enviar mensagem

Desculpe, não estamos online no momento. Por favor, deixe sua mensagem.

* Nome
* Email
Telefone
Assunto
* Como podemos ajudar?
Entrar no chat

Temos um especialista online! Envie sua pergunta.

* Nome
* Email
Telefone
* Como podemos ajudar?
Estamos online!
Feedback

Ajude-nos a melhorar! Deixe seu feedback.

Como foi nosso atendimento?