(21) 3079-3997   (21) 96711-4331

Você pode ter Hipercolesterolemia Familiar (HF) e não saber

A Hipercolesterolemia Familiar é uma doença hereditária com pouca incidência (1 pessoa em 300 a 500) e que é caracterizada pela presença de altos níveis de colesterol ruim no sangue. Históricos familiares de ataques ou doenças cardíacas em idade precoce sugerem a presença de HF e este é um indício revelador. Portanto, se um pai tem HF, há uma chance de 50% do filho também desenvolver.

Trata-se de uma enfermidade nebulosa porque pouco se sabe a respeito dessa condição genética e por isso ainda não existem números exatos, exceto que menos de 10% dos portadores são diagnosticados e, destes, menos de 25% recebe tratamento adequado. Estima-se que existem pelo menos 300 mil portadores da Hipercolesterolemia Familiar no Brasil.

Para ajudar a entender e desmistificar a doença é importante fazer uma pesquisa no histórico de enfermidades da família e descobrir se alguém já apresentou problemas cardíacos em idade precoce (menos de 55 para as mulheres e 65 para os homens). É muito comum e provável que um portador de HF não saiba que tem a doença e não tome os cuidados necessários para se prevenir ou controlar, correndo o risco, inclusive, de ser vítima de um AVC, por exemplo.

O diagnóstico envolve exames de colesterol no sangue e testes genéticos. O que acontece é que altos níveis de LDL-C podem se acumular nas paredes de importantes vasos sanguíneos (artérias), tornando-as estreitas, dificultando o sangue circular e chegar até o coração ou ao cérebro. Essas alterações no fluxo sanguíneo podem causar doenças cardiovasculares ou derrame.

Além dos altos níveis de LDL-C no sangue, também são sintomas da HF os xantomas (caroços nas articulações ou na parte de trás do calcanhar), arco córneo (um anel branco ou azul claro ao redor da íris, que é a parte colorida dos olhos) e xantelasma (caroço amarelado ou esbranquiçado na pele).

O tratamento passa por controlar os níveis de colesterol. Há diversos tipos de medicamentos que podem baixar o mau colesterol (LDL-C) e diminuir o risco de doenças cardíacas, especialmente no caso de pessoas com HF congênita, que dificilmente conseguem amenizar o quadro somente com dieta e exercícios físicos.

Converse com o seu endocrinologista!

Fonte: Medical Site

QUEM SOMOS

Medical Site é uma empresa criada com o objetivo de cuidar da imagem de profissionais de saúde e estabelecimentos médicos de todos os portes na web. São profissionais experientes, com mais de 10 anos de contato com a área médico, que pensam e produzem as ferramentas e o conteúdo gerado pela empresa para seus clientes.

0
Conectando
Um momento...
Enviar mensagem

Desculpe, não estamos online no momento. Por favor, deixe sua mensagem.

* Nome
* Email
Telefone
Assunto
* Como podemos ajudar?
Entrar no chat

Temos um especialista online! Envie sua pergunta.

* Nome
* Email
Telefone
* Como podemos ajudar?
Estamos online!
Feedback

Ajude-nos a melhorar! Deixe seu feedback.

Como foi nosso atendimento?