(21) 3079-3997   (21) 96711-4331

Você sabia que carne processada pode causar câncer?

Está acostumado a comer  salsicha, presunto, bacon, carne seca? Saiba mais! 

Primeiro, você precisa saber que a OMS (Organização Mundial da Saúde) classifica estes alimentos (carnes processadas) como  carcinogênicos com nível 1 de evidência, ou seja, comprovadamente cancerígenos, estando ligados a formação de câncer colorretal (intestino).

A carne processada refere-se a carne que foi transformada através de salga, cura, fermentação, defumação ou outros processos para melhorar o sabor ou melhorar a preservação. A maioria das carnes processadas contém carne de porco ou carne bovina, mas carnes processadas também podem conter outras carnes vermelhas, aves, miudezas ou subprodutos de carne, como o sangue.

Para a comunidade médica, o processamento da carne pode formar compostos químicos cancerígenos, nocivos ao organismo. São aditivos que causam danos às células da mucosa intestinal, alterando a estrutura do DNA. Segundo a OMS, o risco sobre desenvolver algum tipo de câncer colorretal é de 18% a cada 50g de carne processada ingeridos por dia, ou seja, se você comer 1 salsicha ou 4 fatias de presunto por dia você está aumentando em 18 % o risco de ter um câncer colorretal.

O problema não para por aí. A OMS, no mesmo estudo, também classifica a carne vermelha (que é qualquer carne de mamífero: boi, porco, cordeiro, etc) como provavelmente cancerígena (nível 2A de evidência). Essa associação foi observada, principalmente, nos casos de câncer de intestino, pâncreas e próstata.

A recomendação é que a população tente fazer uma substituição por itens mais saudáveis e não fazer da carne vermelha a sua única opção de proteína.

Fique atento aos seus hábitos e, se tiver alguma dúvida, visite o endocrinologista!

Fonte: Medical Site

QUEM SOMOS

Medical Site é uma empresa criada com o objetivo de cuidar da imagem de profissionais de saúde e estabelecimentos médicos de todos os portes na web. São profissionais experientes, com mais de 10 anos de contato com a área médico, que pensam e produzem as ferramentas e o conteúdo gerado pela empresa para seus clientes.

0
Conectando
Um momento...
Enviar mensagem

Desculpe, não estamos online no momento. Por favor, deixe sua mensagem.

* Nome
* Email
Telefone
Assunto
* Como podemos ajudar?
Entrar no chat

Temos um especialista online! Envie sua pergunta.

* Nome
* Email
Telefone
* Como podemos ajudar?
Estamos online!
Feedback

Ajude-nos a melhorar! Deixe seu feedback.

Como foi nosso atendimento?