No último post que fizemos sobre o Google, falamos sobre a importância do Google como ferramenta para médicos(as) atraírem pacientes. Agora vamos olhar a fundo como funcionam os resultados de pesquisa do Google na prática e falar um pouco sobre como se posicionar em cada um destes locais. (Clique aqui para ler este artigo)
Vamos a um exemplo prático: Vamos pesquisar por “Dermatologista em Botafogo”:
Os primeiros resultados são anúncios (repare na palavra “Patrocinado” em negrito antes de cada um)
Para estar entre eles, você precisa investir na plataforma Google Ads, determinando para quais termos de pesquisa (ou palavras-chave) você quer aparecer e o valor que deseja investir.
Veja na imagem abaixo:
Mesmo sendo os primeiros resultados, os anúncios representam cerca de 3% dos cliques nas pesquisas. Isso porque a maioria dos usuários não está em um momento efetivamente de tomada de decisão de compra, mas sim em uma etapa de pesquisa e coleta de informações sobre determinado assunto.
Este percentual tende a ser consideravelmente maior para o caso de buscas semelhantes a “[Especialidade Médica] + [Localidade]”, como a do nosso exemplo, já que esse tipo de busca é mais direcionada, indicando que a pessoa já sabe o que quer.
O segundo resultado são os Locais.
Este tipo de resultado responde por cerca de 30% dos cliques. Estar presente nele é uma super vantagem, já que você não precisa pagar pelos cliques gerados, ou seja, pode atrair pacientes sem precisar investir em anúncios.
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O terceiro, o melhor de todos, e último grupo de resultados responde por mais de 70% dos cliques. São os chamados “resultados orgânicos”.
Eles são o melhor lugar para aparecer, já que os cliques não são pagos e a grande maioria dos usuários clica neles:
Para estar na primeira página do Google entre os resultados orgânicos, o melhor caminho é ter um site otimizado para ferramentas de busca. Perceba que dos 6 resultados orgânicos da pesquisa da imagem, 4 são sites desenvolvidos e geridos pela Medical Site.
70% dos sites de clientes Medical Site ocupam a primeira página do Google para suas respectivas palavras-chave, associadas aos locais de atendimento de cada médico(a). Fale com a nossa equipe para começar a ocupar a primeira página do Google.
É importante ressaltar que, em geral, isso não acontece da noite pro dia. Quanto maior o tempo do site no ar, muito maiores são as chances dele estar na primeira página.
Recaptulando os três principais resultados em uma pesquisa no Google, no contexto de clínicas e consultórios médicos:
1. Google Ads (Anúncios)
2. Locais (Google Perfil da Empresa)
3. Orgânico (Site otimizado para buscas)
Em quais delas você está presente?
Se ficou faltando alguma coisa ou você quer tirar alguma dúvida, é só falar com a nossa equipe.
Foi um prazer compartilhar um pouco de conhecimento com você!
Forte abraço,